quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Petrolândia: Demora na remoção de entulhos das ruas causa transtornos aos moradores da cidade

Rua Professora Ita Costa, na Quadra 05
Entulho não foi coletado
Local está sendo usado para despejo de lixo

Nas últimas semanas a coleta de lixo, na maioria das quadras de Petrolândia, vem sendo feita por caminhões do tipo caçamba, em vez dos caminhões prensa. Se, por um lado, a coleta é feita com mais rapidez, porque dispensa a constante compactação, por outro tem trazido grandes transtornos aos moradores da cidade. É que, desde então, a coleta de entulhos e restos de podação de árvores está mais lenta (ainda) do que de costume.

Próximo do final do ano passado, um caminhão com defeito foi a justificativa da Prefeitura para a demora na prestação do serviço. No início de 2015, com a aparente alocação dos caminhões de remoção de entulhos para a coleta regular do lixo doméstico, novamente ficou em segundo plano a "limpeza pesada" da cidade.

Em praticamente todas as Quadras afastadas do Centro, e até mesmo em alguns locais deste, há depósitos de entulhos à espera de remoção. Os moradores reclamam. Um dos motivos é existirem pessoas que agem como se o carro do lixo, na sua rua, só passasse em frente à casa do vizinho ou em frente aos terrenos baldios ou calçadas não cimentadas. Alguém coloca uns galhos de árvores, outro joga uma bacia sanitária, outro decora com um sofá, e daqui a pouco tudo é coberto com sacos de lixo em putrefação.

O resultado dessa multiplicação de lixões cidade a dentro - somandos àqueles já existentes cidade a fora, na margem das estradas e rodovias - é a proliferação de insetos e roedores, propiciada pelo clima quente pegando fogo de nossa região.

Em tempos de enfrentamento à veterana dengue e à estreante febre chikungunya, recém-chegada de mala e cuia, fazer educação ambiental nas escolas é pouco, fazer campanhas esporádicas com distribuição de folhetos é pouco. É preciso que a coleta de lixo seja feita de maneira regular e que sejam empregados mais firmeza e rigor para eliminar os pontos críticos de acumulação de lixo e punir os "sujões", contumazes na prática de jogar lixo no lugar errado.

Redação do Blog de Assis Ramalho  

Um comentário:

  1. EITA PETROLANDIA, SEI NAO ONDE VAMOS AGUENTAR TANTO DESCASO, PELO PODER PUBLICO,

    ResponderExcluir