quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Dia Mundial de Combate ao Câncer tem atenção especial na UPAE Garanhuns


Esta quarta-feira, 04 de fevereiro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data é trabalhada com ações que possam incentivar o mundo inteiro para a vida saudável, alertar sobre a importância da prevenção e os tratamentos que possibilitem a cura e uma vida melhor para os diagnosticados. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 576 mil brasileiros descobriram estar com a doença em 2014. Um alto número, mas que ainda não espelha a realidade, pois muita gente demora em buscar atendimento médico, principalmente para prevenção.

A UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, em Garanhuns, tem feito um trabalho especial voltado para à prevenção, diagnóstico e tratamento de alguns dos tipos de câncer. Para os homens, através de especialidades como urologia e proctologia. Atualmente atendem na unidade, os médicos urologistas Dr. Xisto Luna, Dr. Guilherme Agra e Dr. Jaime Bonfim, além do Dr. Carlos Cabús, proctologista.

Para as mulheres, a UPAE também oferece mastologia e ginecologia, com especial atenção à prevenção dos cânceres de Mama, Vulva e Colo do Útero. Cada especialista tem uma média de 40 atendimentos diários.

Outras especialidades, como a dermatologia, com diagnóstico e tratamento (clínico e cirúrgico) de lesões pré-malignas e malignas, também são oferecidas pela UPAE Garanhuns.

“No caso da urologia, recebemos muitos pacientes para prevenção, e já tivemos alguns casos de câncer de próstata. Na UPAE fazemos exames como o toque e o PSA, e em caso de alteração, fazemos também a biópsia, todos aqui na unidade. Aconselha-se que os homens façam os exames de prevenção a partir de 50 anos de idade, mas se tiverem casos de câncer de próstata na família, a prevenção deve se iniciar aos 45 anos.” – Afirma Dr. Xisto Luna.

Os pacientes diagnosticados que precisem passar por cirurgias são encaminhados para a Rede Pública de Saúde, através das Secretarias de Saúde Municipais.

Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Assessoria de Imprensa da UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário