segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Governo de PE deve anunciar nesta segunda-feira reajuste dos PMs e bombeiros; confira proposta


O governo do estado deve anunciar nesta segunda-feira o percentual de reajuste dos benefícios dos policiais e bombeiros militares de Pernambuco. A quarta rodada de negociação está marcada para as 15h, na sede da Secretaria de Administração.

A última reunião com representantes da categoria terminou na quarta-feira passada com o anúncio de 3.791 promoções, além de promessas de aumento no valor do tíquete-refeição e na gratificação de motorista.

Os milirares, no entanto, ainda se dizem insatisfeitos com a proposta do governo. Eles pleiteiam a implantação de um plano de cargos e carreiras. Segundo eles, são 2,2 mil soldados com mais de 10 anos sem promoção e 4,7 mil cabos com mais de 20 anos, nas mesmas condições, quando o aumento de salário deveria acontecer com base no tempo de serviço ou merecimento. A tropa apresentou proposta de pelo menos cinco mil promoções. “Vamos explicar as sugestões em assembleia com a categoria na terça-feira e decidirmos se aceitamos ou não”, disse Albérison Carlos, da Associação de Cabos e Soldados.

O maior número de atendidos com o aumento de salário está na PM, onde 1.579 soldados serão promovidos a cabo. Entre os bombeiros, 375 soldados promovidos para cabo e 369 cabos elevados a 3º sargento. “As promoções são a principal demanda da tropa. Mas a criação de um plano de cargos e carreiras em 15 dias, período das últimas negociações, é impossível. Vamos manter a conversação e ver o que é possível”, disse na ocasião o secretário de Administração, Milton Coelho.

O secretário, no entanto, não quis falar sobre os concursados da PM do ano de 2009, cujo prazo de contratação expira em 18 deste mês. “Esse assunto é da PM, que segue os critérios do edital do concurso”. Ontem pela manhã, um grupo que participou do exame fez uma passeata no Centro do Recife. Eles alegam que dos 19 mil classificados, oito mil aguardam as próximas fases do processo. Em 2 de janeiro, o governador Paulo Câmara anunciou que fará novo concurso para as polícias Civil e Militar este ano.

As promoções definidas pelo governo
3.791 policiais e bombeiros serão promovidos, sendo:
2.909 policiais militares
882 bombeiros
1.579 soldados serão promovidos a cabo, o maior contingente envolvido na decisão
27.492 profissionais formam o efetivo da PM
2.637 bombeiros integram o Corpo

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário