terça-feira, fevereiro 24, 2015

Cinema no Interior viabiliza formação cinematográfica no Sertão de Pernambuco

Cineasta visitou municípios do Sertão para seleção dos participantes da formação
Marcos Carvalho com equipe do Cinema no Interior em Triunfo.

O Sertão pernambucano se prepara para mais uma jornada cinematográfica. O projeto Cinema no Interior chega à sua 5ª edição, viabilizando a formação e a produção audiovisual nas cidades de Belém do São Francisco, Cabrobó, São José do Belmonte, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Cada cidade recebe, desde segunda-feira (23), oficinas de roteiro, formação de atores, fotografia e captação de áudio. A ideia é que a população local participe das várias etapas da produção audiovisual e criem seu próprio filme de curta-metragem. O projeto Cinema no Interior é realizado pela Mont Serrat Filmes com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e conta com as parcerias do Festival de Cinema de Contis (França), do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias (São Paulo) e das prefeituras municipais. Confira (no final da matéria) o calendário das oficinas.

De acordo com o cineasta Marcos Carvalho, idealizador e realizador do projeto, o Cinema no Interior busca “despertar o interesse de jovens artistas e produtores na realização de novos filmes e, ao mesmo tempo, valorizar a riqueza artística, histórica e cultural das cidades do interior”.

As oficinas de roteiro são ministradas por Tairone Feitosa, autor de roteiros como “J.S. Brown, o Último Herói”, “O Homem da Capa Preta”, “A Dança dos Bonecos”, “Luzia Homem”, “Ele, o Boto” e minisséries da TV Globo. Já a oficina de formação de atores tem como mestres com a preparadora de elenco francesa Morgane Amalia juntamente com Paulo de Melo e Adriana Perim. As oficinas de fotografia e captação de áudio para cinema são ministradas por Álvaro Severo, Nayara Mendel e Natália Tavares.

Após a realização das oficinas em cada cidade, a Mont Serrat Filmes irá publicar um livro fotográfico, um DVD contendo os curtas produzidos e realizar uma mostra de cinema, com premiação e homenagens aos destaques e parceiros. Todos os filmes produzidos durante as oficinas ainda serão exibidos numa mostra realizada em novembro de 2015, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, na cidade de Fortaleza. Na ocasião, haverá uma retrospectiva do projeto Cinema no Interior, que já realizou edições nos nove estados do Nordeste brasileiro.

A produtora audiovisual também pretende descobrir novos talentos e convidar atores locais para o seu novo longa-metragem, que terá como preparador de elenco Christian Duurvoort, responsável pelo treinamento para o filme “Capitães da Areia”, de Cecília Amado, entre outros. O filme contará com a participação de atores consagrados como Matheus Nachtergaele, José Dumont, Chico Diaz, Cláudia Ohana, Gero Camilo e do músico Naná Vasconcelos.

Para a realização da 5ª edição, a coordenação do projeto Cinema no Interior visitou vários municípios com potencial para receber o projeto de formação. Durante as visitas foi realizado um trabalho de articulação e mobilização das comunidades locais e a distribuição de livros e DVDs de edições anteriores do projeto. Dos quinze municípios que manifestaram interesse em receber o projeto, cinco foram selecionados: Belém do São Francisco, Cabrobó, São José do Belmonte, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Como fruto inicial da parceria com instituições francesas, um realizador francês irá acompanhar todas as etapas da formação para produzir um filme sobre o processo de formação e produção audiovisual desenvolvido pelo Cinema no Interior.

IDEALIZADOR – O cineasta Marcos Carvalho, idealizador do Cinema no Interior, é um dos diretores e produtores do longa-metragem “Na quadrada das águas perdidas”, realização da Mont Serrat Filmes e vencedor de mais de 16 prêmios, dentre eles, melhor filme, fotografia e trilha sonora no IV Festival de Cinema de Triunfo. O longa foi lançado simultaneamente no circuito comercial de cinema nas cidades de Petrolina, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.

Serviço
Cinema no Interior
Contato: cinemanointerior@yahoo.com.br

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CINEMA NO INTERIOR 2015

OFICINAS DE ATORES
BELÉM DO SÃO FRANCISCO: 23 e 24 de fevereiro
SÃO JOSÉ DO BELMONTE: 25 e 26 de fevereiro
CABROBÓ: 27 e 28 de fevereiro
SERRA TALHADA: 02, 03 e 04 de março
AFOGADOS DA INGAZEIRA: 05, 06 e 07 de março

OFICINAS DE FOTOGRAFIA
BELÉM DO SÃO FRANCISCO: 23 e 24 de fevereiro
SÃO JOSÉ DO BELMONTE: 25 e 26 de fevereiro
CABROBÓ: 27 e 28 de fevereiro
SERRA TALHADA: 02, 03 e 04 de março
AFOGADOS DA INGAZEIRA: 05, 06 e 07 de março

OFICINAS DE ROTEIRO
BELÉM DO SÃO FRANCISCO: 23 a 28 de fevereiro
SÃO JOSÉ DO BELMONTE: 02 a 07 de março
CABROBÓ: 09 a 14 de março
SERRA TALHADA: 16 a 21 de março
AFOGADOS DA INGAZEIRA: 23 a 28 de março

PRODUÇÃO DOS FILMES
BELÉM DO SÃO FRANCISCO: 02 a 07 de março
SÃO JOSÉ DO BELMONTE: 09 a 14 de março
CABROBÓ: 16 a 21 de março
SERRA TALHADA: 23 a 28 de março
AFOGADOS DA INGAZEIRA: 30 de março a 04 de abril

Fonte: Portal Cultura PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário