quarta-feira, outubro 08, 2014

Presidente da CBHSF expõe a problemática do Velho Chico para revista alemã

Anivaldo Miranda (à direita) em entrevista à revista Der Spiegel.

A problemática enfrentada pelo Rio São Francisco com relação a gestão de suas águas será tema de reportagem especial da revista Der Spiegel, uma das mais influentes da Alemanha. Na manhã desta terça-feira (7.10), o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, foi entrevistado pelo correspondente estrangeiro da revista, Jens Glüsing, na região do Baixo São Francisco, em Penedo (AL). O jornalista buscou informações sobre a gestão do colegiado, bem como a situação dramática pela qual vem passando o Velho Chico.

Na conversa, Miranda expôs os projetos do CBHSF para a bacia do rio. Explicou o quadro atual do Velho Chico, em virtude da estiagem e dos pedidos recorrentes do setor elétrico, com o objetivo de manter a vazão reduzida à jusante de Sobradinho, e sobre os danos provocados pela medida, entre outras questões. O relatório de acompanhamento diário da bacia do São Francisco, emitido pela Agência Nacional de Águas (ANA), serviu de parâmetro para explicações referentes a diversos problemas no âmbito da bacia.

Anivaldo Miranda aproveitou para reforçar, através do veículo de circulação europeia, o apelo apresentado em outros momentos diante dos gestores da ANA. “Tenho insistido muito na necessidade premente de que a bacia do São Francisco merece uma atenção diferenciada, pelos problemas que enfrenta”, afirmou o presidente do colegiado. O projeto da transposição das águas do São Francisco também serviu de tema da entrevista. Questionado pelo jornalista sobre a posição do Comitê para a obra, Miranda disse que o projeto não foi bem discutido e apresentou falhas.

Der Spiegel é uma revista semanal e tradicional da Alemanha, publicada em Hamburgo desde 1947. É um dos mais importantes semanários da Europa, com uma circulação semanal de mais de 900 mil exemplares.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário