sexta-feira, outubro 24, 2014

Pernambucano é novo membro da Academia Brasileira de Letras

Pernambucano, Evaldo Cabral de Mello (foto) é irmão de João Cabral de Melo Neto, acadêmico falecido em 1999

A Academia Brasileira de Letras elegeu o novo ocupante da cadeira 34, vaga com a morte de João Ubaldo Ribeiro em julho. O escolhido foi o historiador e diplomata pernambucano Evaldo Cabral de Mello.

Irmão de outro acadêmico ilustre, João Cabral de Melo Neto (1920-1999), ele é especializado na ocupação holandesa em Pernambuco (1630-1654), bem como na história da região. Não à toa, ele costuma julgar Maurício de Nassau uma das figuras “mais simpáticas” da História do país.

Entre seus muitos livros publicados, destacam-se obras como “A outra Independência — O federalismo pernambucano de 1817 a 1824” (Editora 34) ou “O negócio do Brasil” (Companhia das Letras). Neste, Cabral de Mello prova com documentos que os portugueses precisaram pagar aos holandeses 63 toneladas de ouro para que eles abandonassem Pernambuco. O historiador revê a tese de que a união de portugueses, índios e negros culminou com a expulsão dos estrangeiros.

O intelectual também é conhecido por criticar o “Rio-centrismo”, a historiografia feita sob o ponto de vista apenas do Sudeste, ignorando outros locais do Brasil. Dono de uma prosa elogiada, Cabral de Mello costuma voltar a fontes primárias, os documentos históricos, para fundamentar suas obras.

Enciclopédia Nordeste: Biografia de Evaldo Cabral de Mello -http://goo.gl/NZMGIC

Curta a Fanpage do portal www.onordeste.com
www.facebook.com/onordeste.portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário