quinta-feira, setembro 25, 2014

Pernambuco participa de Oficinas sobre Clínica do Testemunho no Rio de Janeiro

As Oficinas Clínico-Políticas fazem parte das ações de capacitação dos profissionais que trabalham em todo o país nas Clínicas do Testemunho. Vão participar representantes de PE, RJ, SP e RS.

A coordenadora do Centro Estadual de apoio às Vítimas de Violência, CEAV, Tadzia Negromonte e a advogada do centro, Mariana Santa Cruz, participam nesta sexta, 26 e sábado, 27, no Rio de Janeiro, da 2ª etapa das oficinas Clinico-Politicas voltadas para a Clínica do Testemunho.

O objetivo do encontro é capacitar profissionais de saúde e direitos humanos que atuem com vítimas/sobreviventes do regime militar, além de promover a expansão e a qualificação da Rede Nacional de Clínicas do Testemunho, instrumento criado para contribuir com a reparação psicológica de sobreviventes do regime militar, e seus familiares.

O serviço da clínica do Testemunho funciona em quatro estado do país: PE, RJ, SP e RS. “No estado de Pernambuco o serviço é desenvolvido desde 2013 pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através de sua Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, sendo executado pelo Centro Estadual de Apoio as Vítimas de Violência-CEAV”. Destaca a coordenadora Tádzia Negromonte.

O CEAV tem atualmente uma equipe interdisciplinar capacitada para desenvolver o trabalho de pesquisa teórica relacionada a traumas de violência causados por Estados autoritários, e psicólogos que realizam o acolhimento das vítimas e seus familiares, para posterior encaminhamento a psicoterapia (individual ou de grupo) com rede estabelecida.

A Clínica do Testemunho de Pernambuco funciona na sede da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, na rua Benfica, 133. Madalena. Otelefone é (81) 3183-3166.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos/Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário