segunda-feira, setembro 08, 2014

Esporte seguro e inclusivo estimula a cultura de paz e os direitos humanos nas escolas pernambucanas


A Secretaria da Criança e da Juventude, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e a Patrulha Escolar, estão desenvolvendo o Projeto Direitos Humanos e Cultura de Paz em 20 escolas da Rede Estadual de Ensino. O objetivo é estimular a participação dos alunos para que criem estratégias e meios de reduzir a violência nas escolas e melhorar a participação nas atividades extracurriculares que estimulem o protagonismo juvenil.

A participação da SCJ ocorreu por meio da realização de quatro oficinas de Esporte Seguro e Inclusivo, promovidas pela assessora técnica Jacqueline Vieira, para aproximadamente 100 adolescentes e jovens que serão reeditores da metodologia dentro de suas escolas. A meta é que cada escola desenvolva um mini festival de Esporte Inclusivo utilizando jogos e dinâmicas de cooperação que desenvolvam valores como a solidariedade, respeito ao próximo e às regras, tolerância, sentido coletivo e de cooperação.

Após esse ciclo de formação e palestras, os alunos aplicam as atividades e no início de dezembro será feita a culminância do projeto, onde as escolas farão apresentação sobre seus festivais esportivos, além da apresentação dos temas por meio de dança, teatro, música e outras linguagens pedagógicas que mostrem como o tema foi trabalhado nas escolas participantes.

Ascom Secretaria da Criança e da Juventude Pernambuco
Foto: Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário