sábado, julho 19, 2014

Projeto Tamar e Secretaria de Educação e Esportes firmam parceria em Fernando de Noronha

Objetivo é formalizar ações de programas educacionais voltados para a preservação das tartarugas marinhas no arquipélago (Foto: Cacau Carvalheira)

O secretário de Educação e Esportes do Estado, Ricardo Dantas e o coordenador da Fundação Pró-Tamar, Rafael Robles, assinaram, na última quinta-feira(17), acordo de cooperação técnica para garantir a inserção de programas educacionais para alunos do ensino fundamental da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago de Fernando de Noronha. A solenidade ocorreu na sede da Fundação Pró-Tamar, no Arquipélago de Fernando de Noronha.

Com a assinatura do protocolo de intenções, programas como Tamarzinho, que capacita jovens de 10 a 14 anos, residentes na ilha, para tornarem-se guias mirins do projeto, e o Tamar na Escola, que leva atividades de educação ambiental para crianças do 5º ano do ensino fundamental, passarão a ser executados de forma alinhada ao calendário letivo e aos projetos pedagógicos desenvolvidos na unidade de ensino. A cada ano as ações do Projeto Tamar serão analisadas e certificadas pela Secretaria de Educação e Esportes para fins de renovação da parceria.

Para o secretário Ricardo Dantas a educação é uma das ferramentas mais poderosas para construir um futuro sustentável a partir da formação de crianças e adolescentes. Ele ainda destacou que a Secretaria de Educação e Esportes reconhece o projeto que estimula nos estudantes do Ensino fundamental e médio uma conscientização ambiental, a partir dos componentes curriculares de biologia e ciências, lidando com temáticas pertinentes ao contexto sociocultural em que vivem ou atuam.

Rafael Robles destacou que o projeto está presente em nove estados brasileiros, protegendo cerca de 1.100 quilômetros de praias, através de 22 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e nas ilhas oceânicas e confessou que a chave do sucesso é a inclusão social, envolvendo a comunidade, gerando renda e promovendo educação.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário