segunda-feira, julho 07, 2014

Governo reforça parcerias na agricultura familiar

 Fotos: Divulgação

Representantes de cinco cooperativas das redes produtivas da caprinovinocultura de leite e de corte, apicultura, bovinocultura de leite e do feijão participaram na manhã de hoje (07) de uma reunião com o governador João Lyra Neto. Na ocasião, os agricultores familiares falaram sobre as atividades associativas de produção, beneficiamento e comercialização, desenvolvidas nas regiões Agreste e Sertão, com destaque para as ações estabelecidas em parceria com o Governo do Estado.

“Queremos ouvir os agricultores, receber suas sugestões, para que possamos definir ações de curto, médio e longo prazo”, ressaltou o governador. Na avaliação dos representantes das cooperativas, as atuais políticas públicas de apoio as atividades familiares vem gerando avanços e boas oportunidades para melhorias na produção. “Este é um grande momento. O trabalho do ProRural focado nas redes produtivas e a atuação em nível territorial tem facilitado muito”, afirma o presidente da Cooperativa dos Produtores Familiares – Coopaf, Paulo Mota.

Com a participação de agricultores de onze municípios dos Agrestes Meridional e Central, a Coopaf participou da elaboração do Plano Territorial do Feijão. Iniciativa conduzida pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), que resultou em uma matriz de ações e investimentos pactuada por 22 instituições públicas e privadas, no valor de R$ 25 milhões.

De acordo com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, o processo de cooperação entre o Estado e os produtores de base familiar é fundamental para o crescimento das atividades de produção de alimentos em áreas rurais. “Sabemos da importância deste setor para o desenvolvimento econômico do Estado. Estas cinco cooperativas são participantes dos Planos Territoriais de Redes Produtivas, conduzidos pela SARA, por meio da secretaria executiva da Agricultura Familiar (SEAF) e do ProRural, e já estamos obtendo resultados positivos por meio destas parcerias”, destacou.

No final do encontro, o governador João Lyra solicitou aos agricultores, um breve histórico sobre a atuação de cada cooperativa participante da reunião, com sugestões para a ampliação das políticas públicas voltadas ao setor. “Queremos consolidar o que está dando certo e avançar nas ações”, afirmou.

Participaram da reunião, o secretario executivo de agricultura familiar, José Claudio, o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá, além da superintendente técnica, Rita Guilherme.

Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Nenhum comentário:

Postar um comentário