terça-feira, abril 08, 2014

Campanha ‘Adote uma Árvore’ é retomada


A partir de hoje (8) é lançada a campanha “Adote uma Árvore” 2014, em que os 21 municípios coautores do programa vão retomar o incentivo a suas populações adotarem árvores, que serão plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APPs). A novidade deste ano é que qualquer cidade brasileira poderá participar do projeto.

O Adote uma Árvore é realizado pela Associação Barco Escola da Natureza e coordenado por um de seus voluntários, Genaro Santos do Lago. “Com o programa, a sociedade vai se engajar na luta pelas causas ambientais adotando uma árvore por meio de um cadastro em um site. Os municípios vão se unir e divulgar a importância de suas populações participarem, informando como o projeto irá ajudar o meio ambiente através da recuperação das APPs da região”, afirma Lago, o idealizador do programa.

Os representantes dos municípios reconhecidos como coautores do Adote uma Árvore (que foi lançado em junho de 2012 e paralisado no ano passado), discutem o regulamento geral da campanha 2014, apresentado o site do projeto e como cada município deve proceder para se cadastrar, além de definir o valor das árvores a serem adotadas.

“Quanto a retomada, no meu caso, que estive envolvido durante todo o tempo que aparentemente estivemos afastados, não consigo sentir como se algo tivesse parado ou interrompido. De qualquer forma, a campanha, sim, esta esteve suspensa e é claro que é motivo de alegria poder recomeçar agora de forma definitiva, sem mais interrupções de qualquer natureza. Quanto a minha expectativa, da mesma forma, por ter estado esse tempo todo envolvido, vejo tudo de forma bem natural, é como uma fruta que amadureceu e naturalmente se desprende da árvore ou do pé, como costumamos falar. De agora em diante, as coisas começarão a acontecer, segundo o interesse e a vontade das pessoas em seus respectivos municípios, no assunto árvores, APP’s, reflorestamento, etc. Está em processo de parto um instrumento, uma ferramenta que qualquer pessoa poderá usar para participar de forma efetiva nesse processo e, de várias formas, seja solicitando que as autoridades de seus municípios realizem o programa, divulgando o que já está pronto a quantas pessoas que sabe que gosta do assunto, levando essas informações às mídias que atuam no gênero, entre outros. E nós continuaremos a fazer o mesmo, divulgando e ajustando de acordo com a realidade que se modifica a cada espaço e tempo”, informa Lago.

O projeto Adote uma Árvore conquistou a segunda colocação da categoria “Sociedade Civil” – quesito “Recuperação de Áreas Degradadas”, no “6° Prêmio Ação pela Água”, que foi promovido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) em novembro de 2012.

Barco Escola em Envolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário