terça-feira, março 18, 2014

Irineu Gomes, escritor petrolandense na terra dos marechais, fala sobre a Ilha de Rarrá



O escritor Irineu Gomes, natural de Petrolândia, mora em Maceió, onde se aposentou, depois de 18 anos de trabalho na CODEVASF e 17 no Banco do Brasil. Em sua trajetória profissional passou pelas cidades de Petrolândia, Propriá, Penedo, Traipu, Porto Calvo, São Sebastião, São José da Laje e Maceió. Tornou-se um assíduo caminhante da orla de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara, surgindo daí a ideia de transpor para o papel um pouco de sua veia poética, decorrente da contemplação das belezas naturais de Maceió. Escolheu o estilo de cordel para caracterizar a sua origem sertaneja do vale do São Francisco. Publicou suas poesias nos sites www.bairrosdemaceio.net e www.recantodasletras.com.br. Irineu é graduado em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Penedo e em Administração Financeira pela Faculdade de Alagoas-FAL.

Foi na década de setenta
Que cheguei em Alagoas
E se aqui eu fiquei
Não foi por motivo à toa
Dos lugares que passei
Nunca vi terra tão boa

Ilha do Rarrá

Não há dúvidas de que o maior potencial turístico de Petrolândia, no sertão do São Francisco, é a ILHA DO RARRÁ, no lago de Itaparica. Resultante de uma formação arenosa do Alto do Cruzeiro, em cuja proximidade havia uma comunidade que tinha como padroeira Nossa Senhora da Conceição, no município de Gloria, no estado da Bahia, o cruzeiro era o lugar onde ocorria o final da Via-Sacra, nas semanas santas. A ilha teve a bênção da Mãe Natureza, formando ali algumas dunas e uma bela “prainha” que contou também com ajuda da mão humana, ao construir a barragem de Itaparica. Entre as ilhas mais próximas da cidade, aquela é a que propicia melhor condição de lazer. O banho em águas cristalinas, o escorregadio nas dunas, o passeio de cavalo e um restaurante onde há uma gostosa tilápia e comidas típicas do sertão, como a galinha de capoeira, a carne de bode e o famoso rubacão, o propalado “baião de dois”, descrito numa das músicas de Luiz Gonzaga.
Conforme o tipo de embarcação, saindo da orla da cidade, a travessia pode levar de 10 a 30 minutos. De Jet ski não vai além de 5 minutos. Um prato cheio para os jovens desportistas.
Contemplando toda aquela beleza que o lago propiciou, veio-me a lembrança do que eu costumava dizer quando ali morei, na infância e juventude: “Quem não tem um mar tem um rio”. Agora o sertanejo tem um grande lago que, além do progresso trazido para a região, tem também boa opção de lazer. A ilha do Rarrá está à sua espera. É só ir lá e curtir.
Petrolândia está a 70 km de Paulo Afonso, 350 de Aracaju, 380 de Maceió e 450 de Recife, ligada por rodovias asfaltadas. Vale a pena conhecer.

Irineu Gomes

Para ler outros textos de Irineu Gomes no Recanto das Letras, use o link abaixo:
>http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=30114

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Irineu Gomes in Recanto das Letras
Foto: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário