Publicidade

Atividades nos Centros de Referência do Projeto São Francisco abordam o uso racional da água

A ação é realizada durante todo o mês de março e visa à conscientização da população sobre as fontes hídricas

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, moradores dos municípios de Salgueiro (PE), Custódia (PE) e Brejo Santo (CE) participaram de atividades nos Centros de Referência em Comunicação Social do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Além de ações de conscientização do uso da água, a comunidade pode aprender mais sobre o Projeto e seus programas ambientais.

A aluna Vivian Francelino, da escola municipal Cleuzemir Pereira, participou da palestra sobre o uso racional da água e aprendeu sobre a conservação dos recursos hídricos. “A aula foi boa. Eu achei os vídeos legais. Isso é bom porque sem água a gente não vive. A água é boa, queremos água limpa sempre, que ela não fique suja. Foi muito bom o Rio São Francisco aqui em Salgueiro e todas as regiões”, afirma.

As atividades são abertas ao público e se estenderão até o final do mês de março. Em cada encontro, são realizadas palestras educativas e apresentação de vídeos. Cada uma das três cidades conta com um Centro, que tem a missão de prestar esclarecimentos à população sobre o Projeto. Desde 2009, mais de 13 mil pessoas visitaram os Centros de Referência. Somente no ano passado, mais de quatro mil pessoas estiveram nos espaços.

De acordo com a professora Maria Claudia Dantas, é essencial motivar a conscientização dos alunos para se garantir o acesso à água limpa. “Apesar de nós trabalharmos o tema muitas vezes na sala da aula, nós percebemos que eles se apropriam do conhecimento, mas nem sempre mudam de atitude. Essas atividades são diferenciadas, aprofundadas e têm a ver com a nossa realidade. Vão despertar novas atitudes e melhorar a conscientização”, conta.

Os Centros de Referência instalados ao longo da obra fazem parte do Programa de Comunicação Social, um dos 38 Projetos Básicos Ambientais do empreendimento. A Integração do Rio São Francisco tem 477 quilômetros de canais de concreto, formando os Eixos Norte e Leste e outras estruturas para conduzir a água no semiárido nordestino. Atualmente, o projeto conta com mais de 9.500 mil profissionais e 2.949 máquinas em atividade em toda obra, situada em trechos no Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Conheça mais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco no endereço: http://integracaosaofrancisco.gov.br.

Acompanhe o calendário das atividades realizadas por meio do telefone 0800-610021 ou visite os centros:
· Centro de Referência em Comunicação Social em Salgueiro, localizado na Rua João Veras de Siqueira, 2113, Primavera. Telefone: (87) 3871-3181.
· Centro de Referência em Comunicação Social em Brejo Santo, localizado na Rua Manoel Inácio de Lucena, 933 – Centro. Telefone: (88) 3531-1729.
· Centro de Referência em Comunicação Social em Custódia, Rua Esperidião de Sá, 91 – Centro. Telefone: (87) 3848-1080.

Comentários

Publicidade