quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Médico que abandonou unidade de saúde em Belém de São Francisco será convocado a 'reaparecer'

 
O médico Luis Enrique Marzo Herrera (de verde) não aparece no município de Belém de São Francisco há um mês. Há informações na cidade de que o Herrera teria viajado para os Estados Unidos. Foto: Reprodução/Internet/jornalgazzetadosertao.com
 
O médico cubano Luiz Henrique Marzo Herrera, que abandonou a unidade de saúde em que trabalhava no município de Belém do São Francisco, no Sertão do Estado, terá 48 horas para reassumir o posto ou pedir para sair formalmente do programa Mais Médicos. Caso contrário, terá o registro que o habilita a atuar no Brasil cassado. Ele é o 89º a sair do programa sem formalidades.

Para isso, o ministério vai publicar o nome de todos no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (12) os convocando. Eles serão substituídos nos próximos ciclos de chamamento. O terceiro terá 2.891 profissionais desembarcando no País a partir do próximo dia 28. Destes, 2 mil são cubanos e ainda não têm destino. Já o quarto ciclo terá inscrições abertas no próximo dia 24.

Ainda segundo o ministério da Saúde, 100 médicos já pediram formalmente para deixar o programa, sendo 22 cubanos. Dentre os profissionais da ilha que pediram para sair, 15 alegaram problemas de saúde, e sete alegaram problemas pessoais ou vontade de retornar ao país de origem.

A médica Ramona Matos Rodrigues, que atuava no município de Pacajá, no Pará, não está nesta estatística, pois já foi retirada formalmente do programa e substituída.

Fonte: Folha de Pernambuco