quinta-feira, dezembro 05, 2013

Mundo conhecerá, nesta sexta-feira, os grupos da Copa de 2014, no Brasil

Faltam seis meses para a bola rolar na Copa do Mundo’2014, mas o pontapé inicial do Mundial começa nesta sexta-feira. Em evento realizado na Costa do Sauipe, litoral Norte da Bahia.

O sorteio começa às 13h(horário de Brasília) e traz como ingrediente principal a possibilidade de um grupo da morte, com três campeões mundiais. A única situação pré-estabelecida é a presença no Brasil, país-sede, na posição 1 do Grupo A. No ensaio promovido pela Fifa, para evitar erros no evento, saiu a chave composta por Brasil, Itália, França e Austrália. Porém, a formação que vale só será conhecida na tarde de sexta.

Chaves do torneio
Os cabeças de chave (melhores seleções conforme o ranking da Fifa de outubro) e o país-sede ficaram no pote 1: Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça.

O segundo pote traz sul-americanos (Chile e Equador) e africanos (Camarões, Nigéria, Argélia, Gana e Costa do Marfim). Neste caso, um europeu será incluído via sorteio e obrigatoriamente integrará um grupo com um sul-americano como cabeça de chave (Brasil, Argentina, Uruguai ou Colômbia).

O terceiro pote será composto por representantes da Ásia (Japão, Irã, Austrália e Coréia do Sul) e da América do Norte e Central (Estados Unidos, Honduras, Costa Rica e México).

Os clubes do Velho Continente estão no último pote: Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Bósnia, Croácia, França e Rússia.

O sorteio respeitará algumas determinações da Fifa. Dois sul-americanos, por exemplo, não podem estar no mesmo grupo. Cada chave pode contar no máximo com duas seleções europeias.

Pelé foi convidado para ajudar a retirar as bolinhas dos potes, mas recusou. Apesar disso, o Rei de Futebol terá papel de destaque na cerimônia de acordo com a organização.

O sorteio terá 90 minutos e será assistido por cerca de 500 milhões de pessoas. Para entreter tanta gente, a Fifa realizará shows na cerimônia, todos exaltando a diversidade da cultura brasileira. A apresentação será feita pelos atores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima.

Alcione e Emicida cantarão “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente. Vanessa da Mata e Alexandre Pires interpretarão “1 a 0”, de Pixinguinha. Em seguida, haverá uma apresentação da coreógrafa Deborah Colker. O encerramento será com Margareth Menezes e Olodum, com a música “We are Carnaval”.

Super Esportes - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário