segunda-feira, novembro 11, 2013

Desembargador Frederico Neves é eleito para Presidência do TJPE

Desembargador Frederico Neves, novo presidente do TJPE
(Foto: Assis Lima/TJPE)

O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) elegeu, nesta segunda-feira (11), a mesa diretora para o biênio 2014/2015. O desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves foi eleito para a Presidência do Judiciário estadual, os desembargadores Leopoldo de Arruda Raposo e Fernando Eduardo de Miranda Ferreira ocuparão a 1ª Vice-Presidência e a 2ª Vice-Presidência, respectivamente, e o desembargador Eduardo Augusto Paurá Peres será o corregedor geral da Justiça. A posse da nova mesa diretora acontece em fevereiro de 2014.

Todos os desembargadores foram eleitos para os respectivos cargos por unanimidade. Estiveram presentes à sessão 40 magistrados e dois estiveram ausentes. O desembargador Frederico Neves agradeceu aos pares, relembrou sua trajetória no Judiciário e falou da missão que é assumir a Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

"Aprendi a amar a instituição a qual pertenço e quem nutre esse sentimento de amor sabe que é importante atuar com ética e honestidade. Não me envaideço por poder atuar no cargo de presidente do TJPE. Conquanto esse seja o ponto culminante da minha carreira, devo, todavia admitir uma grande preocupação com os problemas que terei pela frente. Encaro a Presidência como uma missão divina, que irei desempenhar com tranquilidade, sem alardes, respeitando a colegialidade e com consciência forrada pela humildade e pelo compromisso com o interesse público", destacou o magistrado.

Entre as principais dificuldades apontadas pelo novo presidente, está a existência de cargos vagos de juízes no Estado e a taxa de congestionamento do Judiciário em Pernambuco. "É chegada a hora de fazer coro com o presidente Jovaldo Nunes para proclamar a necessidade de se mudar esse estado pelo qual passa o Poder Judiciário pernambucano", afirmou. O futuro presidente também disse que manterá diálogo constante e transparente com os outros poderes para a solução dos problemas do Judiciário e, assim, melhorar os serviços prestados à sociedade.

Frederico Ricardo de Almeida Neves – Graduou-se bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Pernambuco. O seu ingresso na magistratura estadual deu-se em junho de 1985, quando assumiu o cargo de juiz substituto da Comarca de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco). Em maio de 2002, foi promovido, por merecimento, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Ocupou os cargos de diretor do Centro de Estudos Judiciários do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco em duas gestões e de diretor presidente da Escola Superior da Magistratura no biênio 2008/2009. Foi ouvidor do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (biênio 2010/2011). Atualmente, responde pelo cargo de corregedor geral da Justiça.

Leopoldo de Arruda Raposo - Graduado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1973 e pós-graduado em Administração Pública, pela Escola de Serviços Urbanos, ligada à Presidência da República, Leopoldo Raposo começou sua carreira em 1981, nas Comarcas de Poção e Pesqueira. Foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade em 2003. O magistrado presidiu a 5ª Câmara Cível. Em 2008 atuou como vice-diretor da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco. Atualmente, é presidente da Seção Criminal e da 1ª Câmara Criminal.

Fernando Eduardo de Miranda Ferreira - Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1971. Advogou durante mais de 30 anos. Entre 1990 e março de 2002, foi responsável pela coordenação jurídica dos processos judiciais e administrativos do Grupo Votorantim na Região Nordeste. Em março de 2002, foi eleito, pelo Quinto Constitucional, para ocupar o cargo de desembargador do TJPE. É presidente do 1º Grupo de Câmaras Cíveis, da 1ª Câmara Cível e membro titular da Corte Especial. Atualmente, responde pelo cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Eduardo Augusto Paurá Peres – Nascido no município de Gravatá, tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1969. Ingressou na magistratura pernambucana em 1982, atuando na Comarca de Parnamirim. Em sua carreira já ocupou os cargos de diretor do Fórum do Recife, juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de 1995 a 1997 e coordenador de propaganda eleitoral em 1992 e 1998. Em 2002, Eduardo Paurá foi eleito desembargador, por merecimento. É presidente da 6ª Câmara Cível do Poder Judiciário estadual e membro nato da Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Texto: Rebeka Maciel/Ascom TJPE
Foto: Assis Lima/Ascom TJPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário