segunda-feira, novembro 11, 2013

Momento Física: Lançamento Horizontal


Lançamento Horizontal - Animação: Prof. Roberto Oliveira

O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira, publica o Momento Física, no qual são oferecidas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria. 

O Momento Física é disponibilizado semanalmente, às segundas-feiras, com aulas de Física 1, 2 e 3, ministradas pelo Professor Roberto Oliveira (Licenciado em Física pela UFRPE), compostas por vídeo-aula + encarte em PDF e/ou Word.

O material apresentado nas aulas contém resolução de questões de Física, extraídas de vestibulares realizados em instituições próximas à nossa região.

AULA 10 - LANÇAMENTO HORIZONTAL

Lançamento horizontal no vácuo: Quando um corpo é lançado horizontalmente no vácuo, ele descreve, em relação à Terra, uma trajetória parabólica. Esse movimento pode ser considerado, de acordo com o princípio da simultaneidade, como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal.

Queda livre: É um movimento vertical, sob a ação exclusiva da gravidade. Trata-se de um movimento uniformemente variado, pois sua aceleração se mantém constante (aceleração da gravidade).

Fonte: Física na Veia
Movimento horizontalÉ um movimento uniforme, pois não existe nenhuma aceleração na direção horizontal; o móvel o realiza por inércia, mantendo a velocidade V0 (seta em cima) com que foi lançado.

Encarte com questão da Aula>Encarte Lançamento Horizontal

Abaixo vídeo com resolução da questão:


Nenhum comentário:

Postar um comentário