terça-feira, outubro 01, 2013

Momento Física: Movimento Circular Uniforme (MCU)


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual serão oferecidas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria. Extraordinariamente, a aula desta semana está sendo publicada na terça-feira. 

Semanalmente, às segundas-feiras será disponibilizado o seguinte conteúdo: aulas de Física 1, 2 e 3, ministradas pelo Professor Roberto Oliveira (Licenciado em Física pela UFRPE), compostas por vídeo-aula + encarte em PDF e/ou Word.

O material apresentado nas aulas é a resolução de questões de Física, extraídas de vestibulares realizados em instituições próximas à nossa região.

Aula 06 - Movimento Circular Uniforme (MCU)

Vamos considerar uma partícula de massa m, em movimento circular uniforme, sendo v o módulo da velocidade e R o raio da trajetória. 

Nesse caso, a resultante das forças que atuam na partícula está sempre dirigida para o centro, sendo por isto chamada resultante centrípeta.

Velocidade Angular 

Movimentos circulares de pontos materiais são pouco comuns, mas são inúmeros os exemplos de corpos em rotação, como o brinquedo Kamikaze que está em nossa cidade. Enquanto o brinquedo gira, qualquer ponto fixo nas pás, incluindo as cabines, descrevem uma circunferência.

Brinquedo Kamikaze (Foto: Roberto Oliveira)

A unidade de medida de ângulo no SI é o radiano, cujo símbolo é rad. Portanto, a unidade da velocidade angular é radianos por segundo (rad/s).

Período (T): é o intervalo de tempo em que o ponto material descreve um ciclo.

Frequência (f): é o número de ciclos que o ponto material descreve na unidade de tempo.

Aceleração centrípeta (ac): Sendo perpendicular a v (com seta em cima), a aceleração a (com seta em cima) é radial, tem sempre a direção do raio da circunferência, e o sentido é orientado para o centro. Por essa razão, denomina-se aceleração centrípeta ac (com seta em cima).
Diagramas de movimento orbital de um satélite ao redor da Terra,
mostrando a velocidade e aceleração. (Wikipedia)
Questão da aula on line no material de apoio (Arquivo PDF)>Encarte 6

Desenvolvimento da questão no vídeo abaixo:


Momento Física-MCU from Roberto Oliveira on Vimeo.

Aulas anteriores (clique para ler):

>AULA 02 - Espelhos esféricos 
>AULA 03: A Física no Desfile de 7 de setembro
>AULA 04: Dilatação Térmica Linear dos Sólidos
>Aula 05 - Lei de Conservação de Energia
Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Fotos e material didático: Roberto Oliveira
Vídeo: Vimeo/Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário