terça-feira, outubro 01, 2013

Petrolândia: Dr. Eli Pereira de Lyra recebe homenagem do Lions Clube no 5º Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia



Dr. Eli, homenageado no V Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia

Pela dedicação, respeito e carinho dispensado às várias gerações de petrolandenses, Dr. Eli foi a personalidade homenageada no V Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia. Seu nome foi escolhido porque, assim como os professores, Dr. Eli, como médico, prestou relevantes serviços às várias gerações de petrolandenses, de acordo com o lema do Lions Clube: "nós servimos".

Para ler o texto de homenagem ao Dr. Eli, clique aqui>Homenagem a Dr. Eli J. P. de Lyra

Dr. Eli recebeu homenagem, inclusive troféu, antes do baile festivo ter início, na casa de shows Velho Chico, em Petrolândia, na noite de sábado passado, 28 de setembro. A biografia de Dr. Eli, abaixo reproduzida na íntegra, foi divulgada por sua neta, Camila Lyra.

"Eli Jaldes Pereira de Lyra nasceu em 04 de outubro de 1917, na cidade do Recife, filho caçula de cinco filhos da dona de casa Philonila Dutra Pereira de Lyra e do Comandante da Policia Jorge David Pereira de Lyra. Aos 10 anos perdeu o pai em um trágico acidente automobilístico na atual Av. Caxangá. Cursou todo seu colegial na cidade do Recife, onde ingressou na Policia Militar aos 17 anos, em pedido especial de sua mãe ao então Governador Agamenon Magalhães. Em 1942, ingressou Faculdade de Medicina, formando-se seis anos depois na primeira turma de medicina da Universidade Federal de Pernambuco.

Anos depois de formado, conheceu sua esposa, a Sra. Maria de Lourdes Alves, com quem teve nove filhos e adotou três.

Nomeado médico legista em 1952, pelo Presidente da República, à época Getúlio Vargas. Em 1958, ingressou, via Concurso Público, na FSESP (Fundação Serviço Especial de Saúde Pública), onde de imediato foi lotado a trabalhar no município de Petrolândia. Esta seria sua primeira passagem pelo município.

Três anos depois, foi transferido para a Zona da Mata pernambucana, onde passou por volta de quatro anos, tendo, após diversos pedidos pessoais, voltado à querida Petrolândia, onde, de sua segunda e última passagem, passou mais de vinte anos e foi responsável pelo nascimento de inúmeros petrolandenses, muitos presentes na cerimônia de sábado(28).

Petrolândia foi a cidade escolhida para viver e cuidar de sua família, foi aqui que nasceu a maioria de seus filhos e onde criou todos eles. Foi a cidade que viu crescer e sente orgulho de ser Cidadão Honorífico, titulo este recebido há mais de vinte anos.

Cidadão não de nascimento, mas de escolha! Escolha de fazer parte de um povo sertanejo tão guerreiro, que foi capaz de superar os malefícios trazidos pelo progresso. neste sábado, aos 96 anos, retornou a esta terra para reencontrar mais que pacientes: conterrâneos e amigos."




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos gentilmente cedidas pelo Lions Clube de Petrolândia (Nilson Santana Dantas, Karol Delgado, Lions Clube Petrolândia no Facebook de Paula Francinete Menezes Rubens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário