terça-feira, outubro 01, 2013

Petrolândia: Neste Dia Internacional do Idoso, nossa homenagem à ex-parteira Maria do Carmo, um exemplo de vida na nossa cidade

Lúcida e bem-humorada, dona Maria do Carmo, residente em Petrolândia, 
completou 101 anos este ano
Fotos: Assis Ramalho 
Ex-parteira Maria do Carmo Santos, um exemplo vivo de vida em Petrolândia-PE
Exemplo para todos, dona Maria do Carmo - em foto com Assis Ramalho

Hoje, dia primeiro de outubro, comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.

Aqui em Petrolândia, entre outros exemplo de vida, e amor a vida,  nós citamos um exemplo vivo. Trata-se da ex- parteira Maria do Carmo Santos. Residente em Petrolândia desde 1956, dona Maria do Carmo foi costureira e uma das parteiras mais solicitadas da cidade e região, realizando inúmeros partos dos quais nasceram, também, grandes amizades.

Mãe de 6 filhos, 19 netos e 18 bisnetos, dona Maria do Carmo é dona de uma lucidez invejável.

Neste ano, precisamente em 28 de julho, a reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou dona Maria do Carmo, na oportunidade em que ela comemorava seu centésimo primeiro ano. Chegando lá, para a nossa agradável surpresa, encontramos uma mulher, além de simpática, lúcida e, acima de tudo, com muito bom-humor, algo que faz bem a vida em qualquer época da vida.

Clique abaixo e reveja a matéria do Blog de Assis Ramalho com dona Maria do Carmo, um exemplo de vida.
>Petrolândia: Aniversariante do dia, ex-parteira Maria do Carmo Santos, comemora 101 anos de idade

 

Veja mais notícias relacionada aos idosos realizada pelo Blog de Assis Ramalho(clique para ler)
>Petrolândia: Sindicato dos Trabalhadores Rurais comemora dia dos aposentados
>Petrolândia: Projeto "Idoso em Ação", do CRAS, promove confraternização

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Brasil Escola
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário