quarta-feira, julho 10, 2013

Itaparica/Jatobá: Elias Bezerra e Wesley Lima falam sobre o desafio de deixar a família para cursar o ensino superior em Aracaju

Wesley Lima, Elias Bezerra e Assis Ramalho (Fotos: Lúcia Xavier)
Quase todo jovem sonha em ingressar em uma universidade, de preferência em uma instituição pública. Mas, normalmente, a instituição não existe ou o curso desejado não é oferecido na cidade onde grande parte dos pretendentes reside. Quando isso acontece, além de se dedicar aos estudos, o jovem tem um desafio a mais no caminho para obter a graduação. Trata-se da adaptação a uma mudança radical de vida. O estudante precisa deixar o conforto de seu lar e assumir novas responsabilidades, a partir do momento que vai viver sozinho ou nas famosas repúblicas. Roupa lavada, cama arrumada e comida na mesa serão, portanto, coisas do passado. A aprovação no vestibular pode significar o fim da moleza e do aconchego da casa dos pais, se a faculdade ficar em outra cidade.

Morar longe dos pais pode ser sinônimo de liberdade, responsabilidade e crescimento, mas também significa desafios e responsabilidade. É preciso ter organização, disciplina e paciência.

Em recente passagem por Aracaju (SE), a reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou com dois jovens estudantes que se encaixam neste perfil. Wesley Lima, estudante de Engenharia de Petróleo, e Elias Bezerra, estudante de Odontologia, deixaram seus pais em Itaparica, na cidade de Jatobá, em busca de realizar os seus sonhos de formação acadêmica na capital sergipana.

"Abandonar a família foi complicado, mas depois a gente vai se acostumando e as coisas vão se aliviando, a partir do momento em que a gente torna constantes as visitas aos nossos pais e também eles nos visitam aqui em Aracaju", disse Wesley Lima.

Wesley também afirmou que de Aracaju acompanha as notícias através do Blog de Assis Ramalho.

"Aqui, em Aracaju, a gente acompanha tudo através do Blog de Assis Ramalho. A gente sempre está atento e sabendo das coisas da nossa região através do seu blog, que deixa a gente inteirado de tudo. Não só eu, como muitos que estudam aqui em Aracaju e são da região de Itaparica, Petrolândia e Paulo Afonso.  Aliás, nós costumamos dizer que aqui é o BTN 8", disse Wesley, em referência ao Bairro Tancredo Neves da cidade baiana de Paulo Afonso.

Elias Bezerra, filho de Edson Bezerra (Madeira), também falou sobre as dificuldades iniciais de ter que se afastar dos pais para estudar em Aracaju.

"Rapaz, no começo foi muito complicado, mas a gente sabe que tem que ser assim mesmo, porque a gente tem que correr atrás dos nossos sonhos. Mas, aqui em Aracaju, é uma cidade tranquila, calma, e aqui eu já tenho vários amigos", disse.

Elias também afirmou acompanhar as notícias através do Blog de Assis Ramalho.

"Eu sou fã do Blog de Assis Ramalho. É um blog que deixa a gente atualizado de tudo que acontece pelo Brasil, no esporte, na política, na cultura, na educação e, principalmente, as notícias da nossa região."

Ao final da entrevista, ambos foram unânimes em dizer que já choraram com saudades da família e dos amigos.
Wesley Lima, Assis Ramalho e Elias Bezerra (Madeirinha)
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário