quarta-feira, julho 31, 2013

Índios ocupam Gerências Regionais de Educação de Floresta e Arcoverde

Pankararu e outras etnias ocupam GRE-Floresta

Segundo informações do blog Pankararu Online, na manhã desta terça-feira (30) cerca de 300 trabalhadores da Educação Escolar Indígena ( professores, motoristas, auxiliares, além de lideranças), representando os povos Pankararu, Entre Serras, Pipipã, Atikum e Pankará ocuparam a Gerência Regional de Floresta-GRE.

Entre as principais reivindicações estão: salários atrasados dos motoristas, construção de escolas, criação da categoria professor indígena. De acordo com informações, os povos estão decididos manter o protesto até que a Secretaria Estadual de Educação se pronuncie.

Em seu blog, Dárcio Rabêlo afirma que desde terça-feira (30), cerca de 600 índios das etnias: Xucuru, Capinauá,Tuxá e Cambiaw estão acampados dentro da Gerência Regional de Educação de Arcoverde - GRE. Os índios estão cobrando os salários dos motoristas que estão atrasados e reivindicando melhorias nas escolas da região. 

O blogueiro diz que os funcionários da GRE não estão trabalhando, por medida de segurança, e a Polícia Militar está no local. Entre as reivindicações estão contratar funcionários na área de transporte, merendeiras, ASG, porteiros e vigilantes para as escolas indígenas. Das 10 parcelas a serem pagas no valores que variam de R$120 a R$140 mil o Governo do Estado só pagou 3 parcelas.

Dárcio Rabêlo informa ainda que uma equipe da Secretaria Estadual de Educação está tentando negociar com os índios, porém, até o momento sem êxito.

Informações: Pankararu Online e Dárcio Rabêlo
Fotos: Pankararu Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário