segunda-feira, março 25, 2013

Governo de PE e prefeituras de Jatobá e Tacaratu assinam termo de cooperação técnica

Sérgio Xavier, titular da SEMAS-PE
(Foto: Assis Ramalho)
O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, assinou termo de cooperação técnica com as prefeituras de Jatobá e Tacaratu (Sertão pernambucano) relacionadas a sustentabilidade do meio ambiente na região. A assinatura ocorreu na abertura do I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais, que termina nessa sexta-feira (22), realizado na Aldeia Carrapateiras, município de Jatobá.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

Na ocasião, Sérgio Xavier destacou a importância de “fortalecer e criar uma relação de integração com todos os povos, dando condições, na prática, para o desenvolvimento sustentável”. Ressaltou, ainda, que a Secretaria trabalha no sentido da troca de conhecimento das universidades com a experiência de quem vive da terra. “Temos o compromisso de levar a capacitação no plantio de sementes e de plantas medicinais, proteção da caatinga e criação de outros projetos semelhantes, beneficiando a todos”, afirmou.

O cacique Marcelo Gomes, presidente da Associação Indígena Entresseras Pankararus, anfitrião do evento, afirmou que o Encontro já demonstrou resultados. “Nunca houve esse diálogo entre povos indígenas e comunidades tradicionais que se igualam na luta de minorias, com a participação direta de representantes do poder público - além do secretário Sérgio Xavier, representantes do Ministério Público Estadual, prefeitos e vereadores da região estiveram presentes na Aldeia Carrapateiras.

Num discurso que também chamou a atenção dos participantes, a procuradora de Justiça, Bernadete Figueiroa, disse que o Ministério Público já trabalha com o tema das lutas dos povos indígenas e de comunidades tradicionais há muitos anos. “Mas esse momento é especial porque estamos vendo pela primeira vez um secretário do meio ambiente inserir a luta desses povos entre as prioridades da sua gestão. É indissociável o racismo, por exemplo, da questão do meio ambiente”, ressaltou.

Evento – O I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais foi uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Associação Indígena Entreserras Pankararus.

Assessoria de Imprensa SEMAS-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário