segunda-feira, março 25, 2013

Secretário de Meio Ambiente do estado de PE, Sérgio Xavier, fala ao Blog sobre o aguardado encontro de Dilma e Eduardo Campos em Serra Talhada

Assis Ramalho e Sérgio Xavier após entrevista em que o Secretário fala sobre o tão esperado encontro de Eduardo Campos com Dilma Rousseff nesta segunda-feira(25)
Nesta segunda-feira (25), o Governador Eduardo Campos (PSB) deve acompanhar a visita da presidente Dilma Roussef a Serra Talhada, no sertão pernambucano. 

A petista irá entregar 22 máquinas retroescavadeiras, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os equipamentos são a segunda remessa entregue ao Estado pelo Governo Federal. Em 2012 foram repassadas 46 no município de Bonito. Com a entrega desta segunda-feira, totalizarão 68.

Sobre a visita em que acontecerá o tão esperado encontro de Dilma Roussef e Eduardo Campos (PSB), a reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou com o Secretário de Meio Ambiente do estado de Pernambuco Sérgio Xavier, em Jatobá, no dia 21 passado, por ocasião da realização do 1o. Encontro de Comunidades Tradicionais do Sertão.

Acompanhe abaixo na íntegra a entrevista que foi transmitida pela Rádio Bahia Nordeste(RBN) de Paulo Afonso dentro do programa Ronda 950, apresentado pelo radialista Fábio Salvador.

Assis Ramalho: Como o Secretário vê esse reencontro de Dilma com Eduardo Campos aqui no Sertão, Sérgio Xavier respondeu:

Sérgio Xavier: Olhe eu vejo muito positivo, porque o Governo Federal precisa fazer mais pelo povo do Sertão. Nós estamos vivendo uma seca muito séria, temos que criar empregos, criar renda, criar oportunidades, e é importante que a presidenta Dilma venha até o Estado co nhecer a realidade e ajudar nesse sentido. O governador Eduardo Campos tem dito que quer ajudar à presidente nesse ano de 2013 a vencer, a superar os problemas econômicos, a fazer com que o Brasil avance, e eleição deve ser discutida somente em 2014. Nesse momento a gente tem que trabalhar, resolver o problema das pessoas e é muito importante ver o governador e a presidenta Dilma juntos aqui, cuidando das pessoas, cuidando do nosso Sertão.

Para ler a matéria na íntegra, clique em "mais informações" abaixo.


Assis Ramalho: Qual a expectativa do secretário, pois é um encontro que muito se especula. Vai ser um encontro amigável?

Sérgio Xavier: Olhe, neste momento, é claro que é amigável, com certeza. O governador Eduardo Campos tem uma boa relação com a presidenta Dilma.

Assis Ramalho: É, mas os dois andam trocando farpas...

Sérgio Xavier: Não, na verdade é uma discussão, Ramalho. É uma discussão que é boa para o Brasil. O governador tem feito algumas sugestões, algumas propostas, a presidenta Dilma tem ouvidos as propostas. É um debate positivo, é uma coisa boa e é feita de forma respeitosa. Neste momento, o governador não está fazendo nada que não seja um debate sobre os grandes temas brasileiros, buscando a solução.

Assis Ramalho: Sérgio Xavier foi candidato ao governo do estado de Pernambuco pelo PV (Partido Verde) em 2010. Como seriam as expectativas do PV para as eleições de 2014, se Marina Silva concorrer novamente?

Sérgio Xavier: Olha, está muito cedo ainda para discutir isso. Nós estamos ajudando a Marina a lançar um novo partido, a Rede Sustentabilidade, um partido que vem com todo o universo que Marina defendeu nas eleições de 2010. Então, eu sou filiado ao PV, mas estou junto com Marina, discutindo essas questões e ajudando a formar esse novo partido, a Rede, que é um partido com ideias muito inovadoras pro Brasil. Ainda está cedo pra gente discutir como é que vai ser a eleição de 2014, não é, Assis? É importante neste momento, como eu já falei, que eu principalmente, que estou no governo do estado, que estou numa secretaria, preciso focar no trabalho, dar resultado e pensar em eleição só em 2014.

Assis Ramalho: Mas essa é a pergunta onde eu quero chegar: Sérgio Xavier faz parte do governo de Eduardo Campos, Eduardo Campos está indo como candidato a presidente da República, Marina (alinhada com o PV). Como fica a posição do secretário Sérgio Xavier?

Sérgio Xavier: Esse cenário vai ser construído ainda no ano que vem, agora eu acho positivo. É bom lembrar também, Assis, que nós temos eleições em dois turnos. Com a eleição em dois turnos é importante para que cada partido lance, no primeiro turno, as suas ideias, e no segundo turno, se unam em torno daquele que teve mais votos. Isso é uma coisa que o Brasil tem e que tem que ser aproveitado. Eu vejo como muito positiva uma candidatura do governador Eduardo Campos e da Marina Silva. Acho que são duas candidaturas que se apresentam como grande novidade no Brasil. O governador tem um trabalho muito reconhecido no estado de Pernambuco. A ex-senadora Marina Silva foi um sucesso nas eleições de 2010 também, todo mundo viu, tirou 20 milhões de votos. Então, eu acho que os dois devem conversar, devem dialogar, e se os dois forem candidatos no ano que vem, com certeza o Brasil ganha, porque são duas opções muito ricas, muito positivas. Marina que vem do povo, lá do Norte, da floresta (amazônica), uma mulher guerreira, uma mulher que batalhou, que é inteligentíssima, que representa muito bem o povo brasileiro, e Eduardo Campos, um nordestino, um pernambucano, com história, que tem uma competência muito grande na gestão pública, estou vendo isso dentro do governo, posso assegurar o compromisso dele com as pessoas, de dar respostas, de fazer as coisas com velocidade, de gastar bem os recursos, e de se preocupar com as questões ambientais também. Tanto é que, depois das eleições, o governador me convidou pra participar do governo. Eu competi, eu fui candidato a governador em 2010, defendendo essa bandeira da sustentabilidade, e depois das eleições ele, de forma muito democrática, fez o convite pra que nós entrássemos no governo e, depois de discutido no partido e fazermos um documento com quinze compromissos que ele aceitou, que ele assinou, nós entramos no governo e estamos contribuindo. Então, essa é a minha visão, eu acho que (até as eleições de) 2014 ainda tem muito chão pela frente pra se discutir.

Assis Ramalho: Eduardo Campos já declarou ao seu secretariado que vai ser candidato a Presidente da República?

Sérgio Xavier: Não, ele não fez nenhuma declaração ainda. Ele está dizendo sempre que tem que, primeiro, ganhar 2013 e 2014 só em 2014. É isso que ele tem dito.

Assis Ramalho: Sérgio, muito obrigado por mais uma vez atender a reportagem do Blog de Assis Ramalho

Sérgio Xavier: Eu é que agradeço Ramalho, e quero lhe dizer que eu estou sempre a sua disposição.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assessoria do Secretário Sérgio Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário