quinta-feira, janeiro 31, 2013

Tacaratu: Confira a programação da penúltima noite de festa da Padroeira Nossa Sra. da Saúde para esta quinta-feira(31)



A dupla sertaneja, os petrolandenses Jean e Bruno, e a banda de forró Limão Com Mel, são as atrações musicais da penúltima noite da festa de N. Sra. da Saúde, na vizinha cidade de Tacaratu-PE.

Confira abaixo a programação para esta Quinta-feira(31):


Hoje é a noite das Famílias 

10:00h - Missa com as crianças.
19:30h - Novena / Celebrante: Pe. Antônio Lisboa (São José do Belmonte - PE)

Logo após, Jean e Bruno, e Limão com Mel dão continuidade aos festejos da penúltima noite.

Veja abaixo um pouco do histórico da cidade de Tacaratu:
Foto: Assis Ramalho

A tradicional festa de Tacaratu acontece anualmente de 23 de janeiro a 2 de fevereiro. A cidade recebe muitos turistas e romeiros de todo o Nordeste e, também de outras regiões do país e até do exterior, que vão prestar homenagens a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde.


O local onde hoje fica o município de Tacaratu era habitado, primitivamente, por índios das tribos Pankararu, Umaús, Vouvêa e Geriticó, todas do grupo lingüístico Kariri. No Século XVII, a região (então conhecida como Cana-Brava) foi alvo de uma missão dirigida por padres da Congregação de São Felipe Nery que ali se instalaram, ficando depois o local conhecido por Brejo dos Padres.

Pelos registros históricos de que se tem notícia, consta que em 1652 foi criado em Tacaratu um Curato, ou seja, uma residência de vigário de aldeia. Documentos comprovam que em 1752 já existia ali uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Saúde. Foi em torno dessa capela, nas terras dos índios, que surgiu a povoação que, mais tarde, seria a cidade de Tacaratu.

A Vila de Tacaratu foi elevada à categoria de Município pela Lei Estadual nº 1819, de 30/12/1953, desmembrada do Município de Petrolândia. O Município de Tacaratu foi instalado a 13/05/1954, ficando o 13 de maio como sua data de emancipação política.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte de informações: Pernambuco de A-Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário