segunda-feira, dezembro 03, 2012

Petrolândia: Ong ARBio realiza palestras sobre Meio Ambiente e Cidadania


Na tarde de sexta-feira (30), na biblioteca da Escola de Jatobá, em Petrolândia, a ONG petrolandense ARBio – Associação de Reciclagem Biológica realizou palestras sobre Meio Ambiente e Cidadania, para alunos e professores da instituição.

Os palestrantes foram George Novaes, presidente da ONG, tratando sobre os problemas ambientais no mundo e em nossa região, e da bióloga Niedja Batista, falando sobre Meio Ambiente e Saúde. Aumento do efeito estufa, buraco na camada de ozônio, inversão térmica, lixo urbano, aquecimento global e desertificação, foram temas abordados.

FotoSobre os problemas locais, destaque para o grave estado de degradação em que se encontra o Mirante da Serrota, ponto turístico mais visitado em Petrolândia. São invasões e construções desordenadas causando um dano “expansivo”, pois logo vem o desmatamento e as queimadas, deixando a paisagem cada vez mais sem vida, sem verde, expulsando ou tornando impossível a permanência de espécies de animais, pássaros e plantas que sempre fizeram da Serrota um local agradável e bom para apreciar a vista da cidade e do lago e ter contato com a natureza. Hoje em dia o que se vê é um ambiente totalmente modificado e infelizmente é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, águas e ar.

Outros aspectos preocupantes dizem respeito aos maus tratos dos resíduos, à pesca predatória, ao desmatamento, ao mau uso da água, ao descaso com os pontos turísticos, à agricultura irracional e devastação das matas ciliares, totalizando um somatório impactante que está batendo na cara da sociedade e a maioria não percebe ou faz de conta que nada acontece.

É hora de acordar. Se algo não for feito aqui e agora o preço a ser pago será alto demais. A região do São Francisco, que já foi considerado um dos rios mais abundantes em relação a pescado no país, precisa lidar com a importação em larga escala de peixes, sobretudo os amazônicos. A água é essencial em todas as atividades humanas: alimentação, higiene, transporte, lazer, processos industriais, comerciais e agrícolas, que demandam água em qualidade e quantidade diferenciada.

Falou-se também sobre a criação de UC’s (Unidades de Conservação) no município, na formação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da relação de Meio Ambiente e Saúde, o fim da piracema, entre outros temas.

A presença maciça dos alunos, professores, convidados e vários setores como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, agricultores e igrejas que estiveram presentes demonstra que a sociedade está realmente preocupada com o Meio Ambiente e procura respostas e soluções em busca de um desenvolvimento ecologicamente sustentável, socialmente justo e economicamente viável.

Todo trabalho da ARBio é voltado para a defesa da vida em todas as suas formas e manifestações, em  busca de qualidade e equilíbrio nas relações entre as pessoas e delas com a natureza. Temos a consciência que isso só pode ser alcançado sob uma concepção de desenvolvimento na qual os seres humanos e a natureza não sejam simplesmente explorados para usufruto e bem-estar de uns poucos. É necessário um desenvolvimento voltado para a justiça social, integrando também o direito a um ambiente saudável.

A terra pede socorro, o planeta precisa de iniciativas e depende de cada um fazer acontecer. Participe deste movimento ambiental. Para colaborar basta entrar em contato com a ARBio pelo telefone (87) 9998-8795 ou pelo e-mail sertão_turismo@hotmail.com. Informe seu nome e telefone dizendo que deseja se juntar a nós e retornaremos para confirmar sua associação.

O Blog de Assis Ramalho apoia esta causa e todas as iniciativas que visem promover a conservação do meio ambiente.

Para ver fotos da ONG ARBio na Escola Jatobá, clique no atalho abaixo:
ttps://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5817100103970202689

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de George Novaes
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário