sábado, setembro 22, 2012

Petrolândia: TRE conclui treinamento de mesários e administradores de prédios

Servidores do TRE-PE (Foto: Assis Ramalho)
Na manhã de sexta-feira (21) foi concluído o treinamento dos mesários que trabalharão nas seções eleitorais do município de Petrolândia, nas eleições de 7 de outubro.

Com o treinamento da última turma de mesários, foram capacitados 452 eleitores, convocados pela Justiça Eleitoral, que receberam várias orientações. Vale a pena repassar aos eleitores algumas dessas instruções. Para evitar problemas no dia da eleição, é bom lembrar que: 

• É proibido fazer boca urna nos locais de votação; 
• É proibido realizar qualquer manifesto em favor de candidato, inclusive usar camisa com propaganda de candidato;
• Não será permitido criança acompanhar e nem votar pelo eleitor responsável, salvo alguns casos;
• Não será permitido o uso de máquinas fotográficas, celulares e outros equipamentos de comunicação na cabine;
• Não poderá ser realizada consulta de números de candidatos à mesa, pois haverá em cada cabine uma lista de todos os candidatos;
• O eleitor pode levar uma cola, caso não decore o número, no entanto, a cola só pode ser exibida na cabine de votação.

Capacitação dos administradores de prédios

Na tarde do mesmo dia (21), foi realizado o treinamento para capacitação das equipes de administradores de prédio, coordenadores de seção e auxiliares de distribuição, que darão apoio aos mesários no dia da eleição.

Os administradores de prédio são pessoas indicadas pela Justiça Eleitoral, encarregadas de organizar as seções, seguindo o layout designado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e de receber material impresso, inclusive a listagem com o nome dos eleitores que devem distribuir aos mesários no dia da eleição. São eles, também, os responsáveis pela entrega das mídias e todo o material que é devolvido a Justiça Eleitoral até o local da apuração dos votos.

Segundo a servidora Amélia Parahym, esta turma trabalhará também juntamente com os Correios no recebimento e distribuição das urnas nas seções eleitorais, conferindo uma a uma em cada local de votação.

"Acreditamos que este treinamento, que diz respeito ao pleito eleitoral 2012, torna o trabalho da Justiça Eleitoral mais eficiente e seguro, evitando problemas posteriores. Para isto, é necessário contar como apoio dos mesários e outros que irão trabalhar para a Justiça. Lembramos que o Cartório Eleitoral de Petrolândia está funcionando de segunda-feira a domingo, das 10 às 19 horas, para tirar quaisquer dúvidas de eleitores e candidatos", informaram os servidores Amélia Parahym e Orlando Parahym.

Com a conclusão dessa jornada de capacitação, será a vez do treinamento da Junta Apuradora, formada pelas pessoas que trabalharão diretamente na totalização das urnas e apuração dos votos.

Para ver o álbum com as fotos de todas as turmas capacitadas, em 2 dias de treinamento, clique no atalho abaixo:

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do TRE-PE
Fotos: Assis Ramalho e TRE-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário