sábado, setembro 22, 2012

Eleições 2012: Onde está o seu título de eleitor?

Atualmente, eleições se repetem no Brasil de 2 em 2 anos. Entre uma eleição e outra, o Título de Eleitor sai de cena, porque raramente é solicitado, ao contrário de outros documentos do cidadão, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, CNH. Por esta razão, muitas pessoas costumam esquecer onde guardaram o Título de Eleitor e aqueles papeizinhos (comprovantes de votação).

Não deixe para procurar seu título no dia da votação. Mesmo sendo possível votar apresentando outro documento de identificação, é bom certificar-se, por exemplo, em qual seção você vota, para evitar atropelos de última hora.

Se você perdeu o Título de Eleitor, lembre-se que termina na próxima quinta-feira (27/09) o prazo para tirar a segunda via do título de eleitor. As centrais de atendimento ao eleitor vão funcionar de segunda a sexta, das 8h até às 18h. Os cartórios eleitorais funcionarão das 10h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Para tirar o título de eleitor são necessários um comprovante de residência e a identidade. Também valem a carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento. No caso dos homens, é obrigatória a certidão de que está em dia com o serviço militar. É obrigatório levar os originais, cópias não são aceitas.

No dia das eleições, quem não estiver com o título de eleitor pode votar com a identidade, a carteira de trabalho, de habilitação ou passaporte. Mas cópias não valem, nem mesmo as autenticadas.

Quem não conseguir tirar a 2ª via do documento antes de 7 de outubro vai poder tirar após a votação. “O eleitor que por algum motivo não tenha o título até o primeiro turno, ele poderá buscar o seu título no cartório eleitoral no dia seguinte à eleição. Ou seja, 8 de outubro o cartório estará aberto para que ele possa tirar a segunda via do título”, explica Orson Lemos, assessor da Corregedoria do TRE.

Nas 11 cidades onde vai haver o voto biométrico, aquele em que o eleitor é identificado pelas impressões digitais, o TRE recomenda que o eleitor leve o título ou a identidade no caso de haver alguma falha da máquina.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário