sexta-feira, agosto 01, 2014

Petrolândia: Superintendente da Codevasf assina ordem de serviço do sistema de abastecimento de água para as localidades de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá

João Bosco Lacerda, Superintendente Regional da Codevasf, João Ricardo, sócio da Dantec (empreiteira que vai executar a obra, e Fabiano Marques-pres.da Câmara Municipal de Petrolândia

O superintendente regional da CODEVASF em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar, esteve na manhã desta quinta-feira (31) em Petrolândia para a assinatura da Ordem de Serviço da obra de construção dos sistemas de abastecimentos d’água que beneficiarão comunidades rurais de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Petrolândia, e contou com lideranças comunitárias.

Além do superintendente da Codevasf, participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal Fabiano Jaques Marques, e os vereadores Raimundo Paulo Lacerda (Noca), José Luiz (Zé Pezão), Jorge Viana e Rogério Novaes.

De acordo com o contrato, o prazo previsto para a conclusão de instalação dos sistemas é de 540 dias contados a partir desta quinta-feira (31) quando aconteceu a assinatura da ordem de serviço. 

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, João Ricardo Dantas, sócio da empreiteira Dantec, que irá executar a obra, afirmou que os serviços começarão já na próxima segunda-feira (04).

"O que eu posso afirmar neste momento é que, a nossa empresa -Dantec - estará dando início aos trabalhos já na próxima segunda-feira com um quadro de mais de 100 funcionários", disse João Ricardo.

A 3ª Superintendência Regional da Codevasf, localizada em Petrolina (PE), estará à frente dessas intervenções que estão orçadas em R$ 11,3 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas do governo federal.

"Nós, que fazemos parte dos poderes públicos, iremos pagar um dívida que temos com as famílias ribeirinhas que moram nas proximidades do Rio São Francisco, mas que não tem água encanada nas suas casas", disse João Bosco Lacerda, Superintendente da Codevasf.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, declarou se sentir envergonhado com a situação.

"A gente sente vergonha em viver em uma região cercada pelo rio São Francisco, onde muita gente não tem acesso à agua encanada em sua casa. Mas, desta vez, eu tenho certeza de que a gente vai ter o prazer de ver essa obra inaugurada", disse.

O primeiro sistema ficará na comunidade de Santa Rita, município de Jatobá. O serviço prevê a instalação da captação flutuante, conclusão de assentamento de adutora e rede de distribuição e ligações domiciliares. Será construída, ainda, a estação de tratamento de água e o reservatório metálico, beneficiando 360 famílias.

O segundo sistema, também em Jatobá, será implantado na localidade de Umburanas, com implantação da captação flutuante, construção de casa de comando, conclusão da adutora e da rede de distribuição e ligações domiciliares que permitirão levar água de consumo humano para 330 famílias.

Nas comunidades de Camaratu, Cacheado, Bananeiras, Bem Querer e Saco dos Barros, também em Jatobá, e em Brejo dos Padres e Olho D’água do Julião, na cidade de Tacaratu, ficará o terceiro sistema de abastecimento que levará água para mais de 6 mil famílias. Serão construídas três estações elevatórias para água tratada, conclusão de assentamento de adutora e rede de distribuição, ligações domiciliares, implantação de reservatórios em concreto armado e um metálico.

O quarto sistema de abastecimento que a Codevasf levará para as comunidades rurais de municípios sertanejos de Pernambuco atingirá 3.400 famílias que residem em Vila Nova, Salão, Piancó, Lagoinha, Mundo Novo, Barriguda, Logradouro e Serrinha, em Petrolândia, além de Macaco e Espinheiro, em Tacaratu.

Haverá a instalação de captação flutuante, conclusão de assentamento de adutora e rede de distribuição e feitas as ligações domiciliares. Também serão construídas as estações de tratamento de água convencional; quatro reservatórios em concreto armando e cinco estações elevatórias de água tratada.

Itacuruba e Cabrobó também serão beneficiados

No quinto e sexto sistemas, a água chegará a 100 famílias de Ingazeira e 60 de Poço de Cavalos, ambas em Itacuruba. Ingazeira terá a instalação de captação flutuante e de uma estação de tratamento d’água. Já em Poço dos Cavalos, haverá a instalação de captação flutuante e de uma estão de tratamento de água.

O sétimo sistema contemplará Manguinha, Riacho Fundo, Riacho dos Bois, Barro Vermelho, Eloíta, Pereira e Poço do Angico, todos na zona rural de Cabrobó. Serão 1020 famílias beneficiadas com a instalação de uma estação de captação flutuante.

Ver fotos >Assinatura de ordem de serviço para obras de abastecimentos d'água na região do Sertão de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário