terça-feira, agosto 02, 2022

Jatobá/PE: ESTAÇÃO FERROVIÁRIA MOXOTÓ (Por: Climério Lima)

A Estação Ferroviária Moxotó, inaugurada em 02 de agosto de 1882 é uma das 8 estações construídas pelo imperador D. Pedro II, ao longo dos 116 Km da Estrada de Ferro Paulo Afonso, que ligava o Distrito de Jatobá (atual cidade de Petrolândia, em PE) à cidade de Piranhas, em AL.

Jatobá tem o privilégio de que um monumento dessa importância faça parte deste Município, pois, mais do que a sua bela e imponente estrutura física alaranjada na paisagem de Volta do Moxotó, vale pensar sobre o quanto de riquezas (história, imaginação e trabalho) ela pode produzir em resgate cultural, valorização da nossa identidade, além, é claro, da geração de trabalho e renda que o turismo pode nos propiciar.

Esse empreendimento (que ganhou forma pela inexplicável força do povo nordestino), foi um lampejo de progresso e esperança para o sertanejo, que infelizmente carrega consigo até hoje a sina de ser ignorado, discriminado e abandonado pelo Estado nos rincões de pobreza desse país.

Dessa forma, tudo que envolve a estação e essa linha férrea traz consigo muitos significados e histórias ainda pouco exploradas. Imagine que, por quase um século, a efervescência da vida humana em movimentos sonoros e ritmados, escorregava sobre trilhos, desafiando tempos de sol escaldante e muita escassez, para permitir que as populações dessa região, pudessem viver com o mínimo de dignidade. 

Para mim, que não tive o privilégio de conhecer essa linha férrea em funcionamento, chega a ser poético imaginar essas locomotivas. Toneladas e toneladas de ferro que vieram de um mundo distante, cruzaram culturas, oceanos e tempestades para serpentearem lentas, porém decididas, pela árida e bela vegetação sertaneja, a conduzirem em seus ventres pessoas, águas do velho Chico, alimentos, mercadorias, solidariedade, história, tradição, cultura, esperança e infinitos sonhos.

Por isso e também por tudo que a fraqueza das minhas palavras não é capaz de dizer, Viva a Estação Ferroviária Moxotó! Viva o povo jatobaense!

Por: Climério Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário