domingo, março 06, 2022

Petrolândia: VALORIZANDO A NOSSA HISTÓRIA: No ano em que completa 16 anos de fundação, a Escola Municipal 06 de Março relata transferência da velha para nova cidade; Blog de Assis Ramalho acrescenta detalhes do acontecimento




Da antiga cidade hoje só nos resta a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, para nos contar a historia da antiga cidade a qual não o conhecemos. Petrolândia, Cidade de Pedro.nome dado em homenagem a Dom Pedro I. - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Em 1988, Petrolândia foi desapropriada pela CHESF para construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga. Tal obra resultou na inundação da cidade. Hoje, as ruínas da cidade antiga podem ser apreciadas através de mergulhos. Logo, houve a transferência do município para uma área, rumo a construção de uma nova história.

Veja abaixo vídeo das últimas imagens da Velha Petrolândia -  Blog de Assis Ramalho




Essa transferência de Petrolândia para a Nova Petrolândia, ficou marcada pela data de 06 DE MARÇO, que até poucos anos atrás, estava apenas na história, mas que hoje é considerada data inesquecível, e com direito a feriado para os Petrolandenses, que mostram brilho nos olhos ao explicar aos colegas de cidades vizinhas o porque do feriado, trata-se da data de transferência da antiga Petrolândia para a Nova. Hoje, podemos inclusive acompanhar em redes sociais, páginas e grupos que lembram e relembram fotos, cenários e momentos da antiga cidade e das pessoas que marcaram essa mudança.

A Nova Petrolândia (nome apenas de batismo, já que os moradores insistem em chamá-la apenas por Petrolândia) é dotada de excelente infraestrutura urbana com elevados percentuais de ruas pavimentadas, abastecimento de água e tratamento de esgoto. A cidade vem nos últimos anos, se tornando uma das mais importantes da região do Sertão do São Francisco, e aliás, se destacando no Estado de Pernambuco.

A Escola 06 de Março foi inaugurada no dia 14 de junho de 2006, este ano completa 16 anos.

Fonte: Páginado do facebook da Escola 06 de Março

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações neste domingo 06 de março de 2022

Neste domingo,06 de março de 2022, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra fatos e fotos registrados na velha Petrolândia, hoje submersas nas águas do rio São Francisco.

Veja abaixo fotos que ficaram marcadas para sempre na memória e nos corações dos petrolandenses.

Ultima procissão do rio na festa do Padroeiro São Francisco [1987]

Rural estacionada em frente a prefeitura

 Maternidade
Maternidade

Padaria de Zé Totô ao lado da Casa Coral Vozes do São Francisco

 Escola Delmiro Gouveia, carinhosamente chamada de Grupo Velho)
Fundos da Escola Delmiro Gouveia

Grupo Escolar Maria Cavalcante Nunes, carinhosamente chamado de Aliança - escola onde este blogueiro estudou
Grupo Escolar Maria Cavalcante Nunes

Feira livre
Cais Dom Pedro II em tempos do velho Chico cheio

 Colégio Municipal, posteriormente foi estadualizado 

Colégio Municipal
Roda Gigante em tempos de Festa de Outubro


 Bar O Redondo
Bar O Redondo

Açougue Público

Casa Lealdade - Na foto: Cristóvão ( In Memoriam) e Nivaldo Sobreira


O casal seu Gilberto Menezes e Dona Nicinha (In memoriam) em seu estabelecimento comercial, 
''Casa dos Garotos'':
O folclórico ''Pedro Doido'' (que de doido não tinha nada. Muito pelo contrário, era muito inteligente), personalidade na história da velha Petrolândia

Time de futebol no campo do Bairro São José - Em pé: Bafa, Assis Ramalho, João Siqueira, Ailton e Evilásio - Agachados: Gildo (Blog do Gildo Xavier (In memoriam), Adelmo do espetinho, Ednaldo Buzú e Edson Madera

Veja abaixo um pouco da história de Petrolândia, e fotos da nova cidade.

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.

Nova Petrolândia: Fotos: Pablo Silva

 


Da Redação do Blog de Assis RamalhoFotos da Velha Petrolândia - Assis Ramalho e Arquivo/José Torres - Petrolândia ontem, hoje e sempre

VEJA TAMBÉM
Mudança da Petrolândia Velha para a Nova Petrolândia completa 34 anos neste domingo (06/03/2022); Ex-Vereadora Dona Santa explica origem da data

Através do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Petrolândia, nº 010/2006, da então vereadora Maria do Socorro (Dona Santa), foi instituído o feriado de 06 de Março, que comemora o dia em que ocorreu a transferência oficial da localidade da sede do município, em função da construção do lago de Itaparica para a Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga.

Para maiores esclarecimentos sobre a instituição do feriado municipal, o radialista e blogueiro Assis Ramalho entrevistou a autora do Projeto.

A professora e ex-vereadora de Petrolândia, Maria do Socorro (Dona Santa), esclareceu os motivos para a instituição desse feriado no calendário oficial de Petrolândia. Leia abaixo o relato da vereadora.

"Em 2006 fiz um projeto de Lei nº 010/2006, de minha iniciativa, com apoio total dos petrolandenses, para oficializar o dia 06 de março como sendo a data que marcou mais uma página da História de Petrolândia: a mudança da Petrolândia Velha para a Nova Petrolândia.

Essa data, no ano de 1988, foi um dia emocionante, com a chegada do nosso Padroeiro, São Francisco de Assis, à Praça dos Três Poderes, na nova cidade, com a participação de padre Henrique, do Juiz de Direito e outras autoridades, como vice-prefeito, vereadores e todas as famílias petrolandenses.

Naquela oportunidade foi lida a ata da mudança de cidade, que serve de documento oficial para as necessidades que surgirem em relação a esse dia, 06 de março, data que deixou grandes recordações dos momentos finais da transferência de São Francisco de Assis e de seu povo da Velha Cidade para a Nova Petrolândia.

Esse projeto foi elaborado por mim com o objetivo de levar essa história petrolandense para os adolescentes e crianças e,também, àqueles que não conheceram a origem e o desenvolvimento da nossa cidade. Essa data também prestigiou uma das nossas escolas municipais (Escola Municipal 06 de Março, situada na Quadra 17), que recebeu esse nome para homenagear essa grande data."

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário:

  1. Eu vim de Petrolândia velha em 1988, e eu e minhas filhas ainda pequenas fizemos a primeira lavagem após a obra do 6 de março.
    Dr Simões disse. Que seria meu passaporte pra meu emprego.infelizmente ele não pôde cumprir,Deus o tenha quem me ajudou muito nessa época.

    ResponderExcluir