sexta-feira, novembro 26, 2021

Petrolândia: Vice-prefeito Rogério Novaes lamenta morte de Dr João Alexandre Neto, ex- secretário de saúde do município


O Vice-Prefeito de Petrolândia, Rogério Novaes, lamenta a morte do médico Dr. João Alexandre Neto, ocorrido no dia 22 no Recife. 

Dr João Alexandre foi secretário de saúde do município de Petrolândia, anos 2009/2010.

“Meus sentimentos em nome da minha família e de todos os petrolandenses pela morte de Dr João Alexandre Neto. Meu carinho especial à família e aos amigos próximos. Que Deus possa confortar seus corações”,  Rogério Novaes



Confira abaixo a biografia do médico.


DR JOÃO ALEXANDRE NETO

Faleceu no dia 22/11/2021, aos 75 anos, o médico e cônsul da Eslováquia no Recife, João Alexandre Neto.

Nascido em Calumbi, no Pajeú, Pernambuco, João Alexandre arriscou-se pelo mundo e na Universidade de Comênia, na Eslováquia, realizou seu maior sonho: se formar em medicina e salvar vidas.

Ao retornar ao Brasil, fez especialização em pediatria no Instituto Materno Infantil-IMIP, na época, dirigido pelo médico Fernando Figueira.

Pós-graduado em Administração e Serviços de Saúde Pública – Pediatria Social, pela Universidade Del Nino, no Panamá, ocupou diversos cargos públicos.

Foi secretário Executivo de Saúde de Pernambuco, secretário de saúde adjunto do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, de Amaraji, de Gravatá e Petrolândia. Nas grandes emergências do Estado, também se destacou como diretor do IMIP, do Hospital Regional de Palmares e do Hospital da Restauração. Foi Diretor Executivo de Controle e Avaliação do SUS e diretor médico da Fundação Altino Ventura, sendo reconhecido tanto como gestor, quanto ser humano de coração generoso. Além de um legado de amigos e importantes ações na estruturação do Sistema Único de Saúde – SUS, tanto no estado, quanto no país.

Em Petrolândia, foi secretário municipal de saúde, no período de 2009-2010, destacando-se com várias ações, dentre elas: implantação do programa para prevenção e acompanhamento de pacientes com diabetes e hipertensão; pactuação do SAMU; Núcleo Nutricional direcionado as gestantes, idosos e crianças; informatização do hospital e recadastramento da população atendida; implantou na emergência hospitalar escala de 24 horas com dois médicos; implantou atendimento médico, de enfermagem e odontológico no Bairro Novo Esperança e assentamento Antônio Conselheiro; implantou mutirão da saúde na zona rural e demais localidades, implantação no município de unidade de farmácia do Estado; ampliação de realização de exames e contratação de médicos especialistas (neurologistas, pediatras, ortopedistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas, endocrinologista, reumatologista, anestesia e outros); implantação do programa saúde do homem em horário noturno; programa de consultas oftalmológicas e doação de óculos para alunos da rede pública de ensino; criação de gratificações para varias categorias da saúde; implantou a coordenação da saúde da mulher, implantação do programa de cirurgias (otorrinolaringológicas, ortopédicas, cirurgia geral, urológicas), aprimoramento e ampliação da politica pública de aquisição e distribuição de medicações especiais e excepcionais.

Sempre na ativa, atualmente era plantonista em diversos hospitais da Região Metropolitana do Recife e exercia o cargo de Cônsul Honorário da República Eslovaca na capital Pernambucana.

Deixa esposa Maria, os filhos de seu primeiro casamento, Joanna, Igor e Victor, seus netos Beatriz e José, irmãos, sobrinhos, amigos e admiradores.

Deixando, principalmente, para os que tiveram a oportunidade e o privilégio de conviver com ele, um exemplo de: amor, caráter, honestidade, profissionalismo e dedicação para com todos aqueles que de um modo ou de outro buscavam o seu auxilio.

Blog de Assis Ramalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário