terça-feira, outubro 26, 2021

Projeto A HISTÓRIA NA RUA - Bora conhecer as pessoas que dão nome as ruas de Petrolândia? Hoje é a vez de saber da Rua Pedrina Gomes Barbosa

O IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, lançou o Projeto A HISTÓRIA NA RUA- Bora conhecer as pessoas que dão nome as ruas de Petrolândia? Conhecê-las é conhecer a história da cidade. 

Semanalmente as matérias são postadas no Blog de Assis Ramalho 

Costuramos os nossos laços afetivos e não só biológicos.

O Projeto na rua desta terça-feira (26/10/2021) traz a Rua Pedrina Gomes Barbosa.

Veja abaixo um pouco de sua história

Pedrina Gomes Barbosa nasceu no ano de 1912 na fazenda Juazeiro, distrito de Floresta. Em Petrolândia foi funcionária por muitos anos da Escola Delmiro Gouveia. 

Nas horas vagas atuava como costureira. 

Pedrina Gomes Barbosa casou-se com Luiz Jônatas de Sá, e teve três filhos adotivos: Nivalda, Edvaldo e Zélia.

Pedrina Gomes Barbosa faleceu no ano de 1977.

A Rua Pedrina Gomes Barbosa fica localizada na Quadra 04 de Petrolândia.




Por: Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

VEJA TAMBÉM

(RE) veja também (Notícia relacionada)

IGH e prefeitura de Petrolândia homenageiam mulheres que dão nome às ruas da cidade



 


Um dia depois de se comemorar a transição da cidade velha para a Nova Petrolândia, e um dia antes do dia internacional da mulher, IGH e Prefeitura unem as duas datas e neste sábado, 07.03, homenagearam as mulheres que ajudaram a construir a história de Petrolândia e que hoje dão nome às ruas da nova cidade.

O evento realizado no Centro cultural teve a participação das famílias dos homenageados , que lotaram o auditório e trouxeram histórias vividas por seus antepassados, num misto de saudade, conhecimento e cidadania.

O IGH- Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, desde 2016, vem realizando projetos que resgatam a memória e história do município, um deles é o projeto HISTÓRIA NA RUA, que tenta tirar do anonimato a história das pessoas que dão nome à ruas de Petrolândia.

Diferente da maioria das cidades do Brasil, que em suas ruas homenageiam figuras importantes da história do Brasil, do Estado ou da Igreja , na transição da cidade velha para nova Petrolândia decidiu-se nomear as ruas com nome dos patriarcas ou matriarcas das famílias tradicionais do lugar. Pessoas simples, funcionários públicos, professores, comerciantes, donas de casa que geram riqueza, cultura e criaram seus filhos, fazendo do povo de Petrolândia o que ele é hoje.

Ocorre que passados 32 anos de fundação da nova cidade , já existem duas gerações de Petrolandenses que, nascido na nova, não conheceram a velha cidade, e desconhecem as famílias originais do lugar. Assim, hoje, poucos conhecem ou conheceram essas pessoas que hoje dão nome às ruas.

A tentativa do IGH é que eventos como esses ajudem a recompor a identidade da cidade, perdida em função da interrupção brusca do trajeto natural de sua história, imposta em nome do progresso.

Em breve esse meio de comunicação vai postar o histórico (A BIOGRAFIA) de cada homenageada da noite deste sábado, e de outras mulheres que também serão homenageadas em uma outra edição - que acontecerá ainda esse ano.

De acordo com Paula Francinete Rubens de Menezes – Presidente do IGH, Infelizmente algumas mulheres, nomes de rua, ficaram de fora porque a família não enviou a biografia a tempo.

No final do evento, a presidente do IGH PETROLÂNDIA, Paula Francinete Rubens de Menezes informou que esta instituição “é uma organização voltada para o estudo e pesquisa da História e Geografia de Petrolândia, de modo a oferecer, de forma gratuita, ao poder público, estudantes, professores e ao publico em geral, uma fonte confiável de conhecimento sobre o município, além de garantir a preservação de documentos relacionados à história da região e do Brasil e tem como objetivo preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências a fins, especialmente do município de Petrolândia, assim como atuar em defesa do meio ambiente, da cultura e o seu patrimônio.”

Veja abaixo vídeo, fotos e nome das mulheres homenageadas na noite de sábado (07/03/2020):








    

























LISTA DAS MULHERES HOMENAGEADAS NA NOITE DESTE SÁBADO, 07 DE MARÇO DE 2020

ANA CIRSTINA DE SÁ
ANTONIA FELISMINA
ANTONIA CRUZ*
ASTROGILDA*
CECILIA DELGADO*
CLARA OTILIA*
ERCINA NASCIMENTO*
FRANCINE FRANÇA*
GERMANA SILVA
ITA COSTA*
JULIA CAVALCANTE
JUVINA ALCANTARA
LAUDELINA FILOMENA
LAURA LEAL*
LENICE SILVA NUNES
LIDIA ARAGÃO*
LUZIA LEITE*
MARIA ARLETE*
MARIA DAS DORES SOBREIRA*
MARIA DO CARMO DELGADO*
MARIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO*
MARIA GOMES DA COSTA*
MARIA ILZA BRASIL
MARIA INOCENTE MARTINS*
MARIA JOSÉ FERRAZ
MARIA PENHA
MARIETA CAVALCANTE DE SOUZA
NARA CRISTINA
NEUSA SOARES
PEDRINA GOMES BARBOSA*

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeos e fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário