quinta-feira, setembro 09, 2021

IGH lança Projeto A HISTÓRIA NA RUA - Bora conhecer as pessoas que dão nome as ruas de Petrolândia? Hoje é a vez de saber da Rua Antônia Felismina dos Santos, situada na Quadra 04

 

O IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, lançou o Projeto A HISTÓRIA NA RUA- Bora conhecer as pessoas que dão nome as ruas de Petrolândia? Conhecê-las é conhecer a história da cidade. Semanalmente publicaremos aqui.

 Hoje é a vez de saber da Rua Antônia Felismina dos Santos, localizada na Quadra 04.

Veja abaixo um pouco da história de Antônia Felismina dos Santos




Obs: Marcos José de Lima, popularmente conhecido por Marcos Montila, fez correção sobre o histórico - veja abaixo

Não são seis, são sete filhos, eu sou o sétimo. Nasci de sete meses, a 69 anos atrás não era um parto, era um aborto e ela salvou minha vida sendo minha mãe de leite. Quando ela vinha de Recife, todas as vezes ia me visitar na casa de meus pais. Eu ficava sempre lembrado daquela mulher, negra, linda me chamando de meu filho e quando ela ia embora eu ficava vários dias triste sem entender porque ela ia embora. O tempo passou eu crescir e fui entendendo porque ela me deixava. Já adulto visitei algumas vezes ela em Recife. Quando fui vereador tive à honra e a felicidade de fazer o projeto de lei dando seu NOME à uma rua do centro da cidade, na Quadra 04, para eternizar minha mãe que tanto amei!



Por: Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

VEJA TAMBÉM

>> PRESERVANDO A HISTÓRIA , RESGATANDO MEMÓRIAS >> IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

>> Petrolândia: Marcos José de Lima (Marcos Montila) é eleito presidente do Lions Clube para Ano Leonístico 2018/2019

>> IGH - Concurso PETROLÃNDIA E NOSSA HISTÓRIA: Conheça a história de Maria Zizuina dos Santos

>> A MAIS NOVA APOSENTADA DO EREM DE JATOBÁ foi um dos textos selecionados no Concurso PETROLÂNDIA E NOSSA HISTÓRIA. Conheça a história da professora Adeilde

Veja também (Notícia relacionada)
IGH e prefeitura de Petrolândia homenageiam mulheres que dão nome às ruas da cidade



 


Um dia depois de se comemorar a transição da cidade velha para a Nova Petrolândia, e um dia antes do dia internacional da mulher, IGH e Prefeitura unem as duas datas e neste sábado, 07.03, homenagearam as mulheres que ajudaram a construir a história de Petrolândia e que hoje dão nome às ruas da nova cidade.

O evento realizado no Centro cultural teve a participação das famílias dos homenageados , que lotaram o auditório e trouxeram histórias vividas por seus antepassados, num misto de saudade, conhecimento e cidadania.

O IGH- Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, desde 2016, vem realizando projetos que resgatam a memória e história do município, um deles é o projeto HISTÓRIA NA RUA, que tenta tirar do anonimato a história das pessoas que dão nome à ruas de Petrolândia.

Diferente da maioria das cidades do Brasil, que em suas ruas homenageiam figuras importantes da história do Brasil, do Estado ou da Igreja , na transição da cidade velha para nova Petrolândia decidiu-se nomear as ruas com nome dos patriarcas ou matriarcas das famílias tradicionais do lugar. Pessoas simples, funcionários públicos, professores, comerciantes, donas de casa que geram riqueza, cultura e criaram seus filhos, fazendo do povo de Petrolândia o que ele é hoje.

Ocorre que passados 32 anos de fundação da nova cidade , já existem duas gerações de Petrolandenses que, nascido na nova, não conheceram a velha cidade, e desconhecem as famílias originais do lugar. Assim, hoje, poucos conhecem ou conheceram essas pessoas que hoje dão nome às ruas.

A tentativa do IGH é que eventos como esses ajudem a recompor a identidade da cidade, perdida em função da interrupção brusca do trajeto natural de sua história, imposta em nome do progresso.

Em breve esse meio de comunicação vai postar o histórico (A BIOGRAFIA) de cada homenageada da noite deste sábado, e de outras mulheres que também serão homenageadas em uma outra edição - que acontecerá ainda esse ano.

De acordo com Paula Francinete Rubens de Menezes – Presidente do IGH, Infelizmente algumas mulheres, nomes de rua, ficaram de fora porque a família não enviou a biografia a tempo.

No final do evento, a presidente do IGH PETROLÂNDIA, Paula Francinete Rubens de Menezes informou que esta instituição “é uma organização voltada para o estudo e pesquisa da História e Geografia de Petrolândia, de modo a oferecer, de forma gratuita, ao poder público, estudantes, professores e ao publico em geral, uma fonte confiável de conhecimento sobre o município, além de garantir a preservação de documentos relacionados à história da região e do Brasil e tem como objetivo preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências a fins, especialmente do município de Petrolândia, assim como atuar em defesa do meio ambiente, da cultura e o seu patrimônio.”

Veja abaixo vídeo, fotos e nome das mulheres homenageadas na noite de sábado (07/03/2020):







    

























LISTA DAS MULHERES HOMENAGEADAS NA NOITE DESTE SÁBADO, 07 DE MARÇO DE 2020

ANA CIRSTINA DE SÁ
ANTONIA FELISMINA
ANTONIA CRUZ*
ASTROGILDA*
CECILIA DELGADO*
CLARA OTILIA*
ERCINA NASCIMENTO*
FRANCINE FRANÇA*
GERMANA SILVA
ITA COSTA*
JULIA CAVALCANTE
JUVINA ALCANTARA
LAUDELINA FILOMENA
LAURA LEAL*
LENICE SILVA NUNES
LIDIA ARAGÃO*
LUZIA LEITE*
MARIA ARLETE*
MARIA DAS DORES SOBREIRA*
MARIA DO CARMO DELGADO*
MARIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO*
MARIA GOMES DA COSTA*
MARIA ILZA BRASIL
MARIA INOCENTE MARTINS*
MARIA JOSÉ FERRAZ
MARIA PENHA
MARIETA CAVALCANTE DE SOUZA
NARA CRISTINA
NEUSA SOARES
PEDRINA GOMES BARBOSA*

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeos e fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário