quinta-feira, setembro 09, 2021

Petrolândia: Felicitações a Dr. Tony Ferraz no Dia do Médico Veterinário, comemorado nesta quinta (09/09)

Dr. Tony Ferraz (Foto: Assis Ramalho)

Nesta quarta-feira, 9 de setembro, é comemorado o Dia do Médico Veterinário ou Dia do Veterinário. Esta data celebra a importância de seu trabalho, desenvolvido por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta.


Neste dia, dedicamos nossas felicitações ao Médico Veterinário Dr. Tony Ferraz, da Agroshop Farmácia e Petshop, sediada em Petrolândia, parceira de divulgação no Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, e a todos os Médicos e Médicas Veterinários pela passagem da sua data comemorativa.


O trabalho dos Médicos Veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia (estimação). A Medicina Veterinária tem mais de 80 áreas de atuação. Os profissionais atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários – ou seja, saneantes destinados ao uso domiciliar -; realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; entre outros.

No caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como NASF. Isso significa que, desde então, os Médicos Veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

É o Médico Veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.Os veterinários também ajudam a diminuir a propagação de doenças transmitidas por animais para os seres humanos. Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário também auxilia na preservação da saúde da população humana.

Origem do Dia do Veterinário

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro, porque foi nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país. Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em Veterinária já existiam no Brasil desde 1910.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário