quarta-feira, setembro 15, 2021

IGH lança Projeto A HISTÓRIA NA RUA - Bora conhecer as pessoas que dão nome as ruas de Petrolândia? Hoje é a vez de saber da Rua Ilza Brasil Silva


O IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, lançou o Projeto A HISTÓRIA NA RUA- Bora conhecer as pessoas que dão nome as ruas de Petrolândia? Conhecê-las é conhecer a história da cidade. Semanalmente publicaremos aqui.

Hoje é a vez de saber da Rua Ilza Brasil Silva

Veja abaixo um pouco do seu histórico


Ilza Brasil

Em março de 2014, ano de sua morte, Ilza Brasil Silva - através do então vereador Fabiano Jaques Marques - foi homenageada com Moção de Pesar durante Reunião Ordinária.

VEJA ÍNTEGRA DA MOÇÃO DE PESAR - PETROLÂNDIA 12/03/2014.
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na quarta-feira, 12 DE MARÇO DE 2014, o vereador Fabiano Jaques Marques apresentou Moção de Pesar pelo falecimento da sra. Ilza Brasil. Abaixo reproduzimos, na íntegra, o documento.


MOÇÃO DE PESAR Nº 002/2014
A Câmara Municipal de Petrolândia, através do vereador Fabiano Jaques Marques, manifesta votos de profundo pesar pelo falecimento da nossa querida e inesquecível Maria Ilza Brasil Silva, ocorrido no dia 24 de fevereiro de 2014.

JUSTIFICATIVA

Lamentamos profundamente a perda da nossa amiga autêntica e incomparável Ilza Brasil, que partiu para a Casa do Pai Celestial a nos deixar completamente saudosos e marcados com as lembranças de sua bondade, disponibilidade em ajudar o próximo, alegria irreverente e acima de tudo, pelo seu jeito único de ser.

Era considerada uma mãezona, e além dos seus 10 (dez) filhos: Marleide, Madailde, Marlene, Mônica, Maristela, Márcia, Marlúcia, Mauro, Marcos (in memória) e Mário (in memória), também se dedicou em acompanhar de perto seus 19 netos, 4 bisnetos, familiares e todos que adoravam aconchegar-se em seu abraço acolhedor.

Por muitos anos trabalhou como disciplinária nas Escolas Municipais 1º de Julho e Monteiro Lobato, mostrando-se sempre disposta a fazer o seu melhor, realizando os trabalhos com ar de alegria, satisfação e originalidade, destacando-se por ser decidida e firme na busca do que achava certo e justo.

Dona Ilza era viúva há mais de 20 anos, e foi sozinha que carregou a responsabilidade de criar todos os filhos, mantendo em seus planos de vida, o compromisso de ter Deus como fonte e caminho para tudo, fazendo da sua Fé uma grande qualidade da qual lembraremos sempre.

Deixará uma enorme saudade e fortes lembranças aos filhos, netos, bisnetos, genros, noras, sobrinhos, irmãs, e toda a família e amigos que agora terão de conviver com sua falta material.

Portanto, nada mais justo do que prestarmos nossa homenagem póstuma, e externar nossos sinceros sentimentos de pesar à família enlutada.

Sala das Sessões, em 12 de março de 2014

Fabiano Jaques Marques
Presidente



Por: Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

VEJA TAMBÉM

>> PRESERVANDO A HISTÓRIA , RESGATANDO MEMÓRIAS >> IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia



>> IGH - Concurso PETROLÃNDIA E NOSSA HISTÓRIA: Conheça a história de Maria Zizuina dos Santos

>> A MAIS NOVA APOSENTADA DO EREM DE JATOBÁ foi um dos textos selecionados no Concurso PETROLÂNDIA E NOSSA HISTÓRIA. Conheça a história da professora Adeilde

Veja também (Notícia relacionada)
IGH e prefeitura de Petrolândia homenageiam mulheres que dão nome às ruas da cidade



 


Um dia depois de se comemorar a transição da cidade velha para a Nova Petrolândia, e um dia antes do dia internacional da mulher, IGH e Prefeitura unem as duas datas e neste sábado, 07.03, homenagearam as mulheres que ajudaram a construir a história de Petrolândia e que hoje dão nome às ruas da nova cidade.

O evento realizado no Centro cultural teve a participação das famílias dos homenageados , que lotaram o auditório e trouxeram histórias vividas por seus antepassados, num misto de saudade, conhecimento e cidadania.

O IGH- Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, desde 2016, vem realizando projetos que resgatam a memória e história do município, um deles é o projeto HISTÓRIA NA RUA, que tenta tirar do anonimato a história das pessoas que dão nome à ruas de Petrolândia.

Diferente da maioria das cidades do Brasil, que em suas ruas homenageiam figuras importantes da história do Brasil, do Estado ou da Igreja , na transição da cidade velha para nova Petrolândia decidiu-se nomear as ruas com nome dos patriarcas ou matriarcas das famílias tradicionais do lugar. Pessoas simples, funcionários públicos, professores, comerciantes, donas de casa que geram riqueza, cultura e criaram seus filhos, fazendo do povo de Petrolândia o que ele é hoje.

Ocorre que passados 32 anos de fundação da nova cidade , já existem duas gerações de Petrolandenses que, nascido na nova, não conheceram a velha cidade, e desconhecem as famílias originais do lugar. Assim, hoje, poucos conhecem ou conheceram essas pessoas que hoje dão nome às ruas.

A tentativa do IGH é que eventos como esses ajudem a recompor a identidade da cidade, perdida em função da interrupção brusca do trajeto natural de sua história, imposta em nome do progresso.

Em breve esse meio de comunicação vai postar o histórico (A BIOGRAFIA) de cada homenageada da noite deste sábado, e de outras mulheres que também serão homenageadas em uma outra edição - que acontecerá ainda esse ano.

De acordo com Paula Francinete Rubens de Menezes – Presidente do IGH, Infelizmente algumas mulheres, nomes de rua, ficaram de fora porque a família não enviou a biografia a tempo.

No final do evento, a presidente do IGH PETROLÂNDIA, Paula Francinete Rubens de Menezes informou que esta instituição “é uma organização voltada para o estudo e pesquisa da História e Geografia de Petrolândia, de modo a oferecer, de forma gratuita, ao poder público, estudantes, professores e ao publico em geral, uma fonte confiável de conhecimento sobre o município, além de garantir a preservação de documentos relacionados à história da região e do Brasil e tem como objetivo preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências a fins, especialmente do município de Petrolândia, assim como atuar em defesa do meio ambiente, da cultura e o seu patrimônio.”

Veja abaixo vídeo, fotos e nome das mulheres homenageadas na noite de sábado (07/03/2020):







    

























LISTA DAS MULHERES HOMENAGEADAS NA NOITE DESTE SÁBADO, 07 DE MARÇO DE 2020

ANA CIRSTINA DE SÁ
ANTONIA FELISMINA
ANTONIA CRUZ*
ASTROGILDA*
CECILIA DELGADO*
CLARA OTILIA*
ERCINA NASCIMENTO*
FRANCINE FRANÇA*
GERMANA SILVA
ITA COSTA*
JULIA CAVALCANTE
JUVINA ALCANTARA
LAUDELINA FILOMENA
LAURA LEAL*
LENICE SILVA NUNES
LIDIA ARAGÃO*
LUZIA LEITE*
MARIA ARLETE*
MARIA DAS DORES SOBREIRA*
MARIA DO CARMO DELGADO*
MARIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO*
MARIA GOMES DA COSTA*
MARIA ILZA BRASIL
MARIA INOCENTE MARTINS*
MARIA JOSÉ FERRAZ
MARIA PENHA
MARIETA CAVALCANTE DE SOUZA
NARA CRISTINA
NEUSA SOARES
PEDRINA GOMES BARBOSA*

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeos e fotos: Assis Ramalho/BlogAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário