segunda-feira, outubro 19, 2020

Governo do Piauí anuncia lei seca aos finais de semana para conter disseminação do coronavírus

A decisão veio após o estado apresentar alta na média móvel de mortes por Covid-19.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou nesta segunda-feira (19) a implantação da Lei Seca nos próximos finais de semana para conter a disseminação do novo coronavírus. A decisão veio após o estado apresentar alta na média móvel de mortes por Covid-19.

"Vamos trabalhar com as polícias federal, estadual, municipal para impedir que sexta, sábado e domingo o uso de bebidas. Além disso, coibir essas concentrações que estão ocorrendo muita transmissibilidade", declarou.

Wellington também destacou a ampliação do Programa Busca Ativa, que conta com as visitas dos profissionais nas casas das pessoas para identificar infectados pelo coronavírus e orientar sobre o tratamento adequado.

"A equipe de Parnaíba relatou que já localizou cerca de 1.500 pessoas nessa situação e o Busca Ativa salvou essas vidas. Isso é fundamental em todas as regiões do Piauí. Por fim, o COE adotou medidas que permite o Tribunal Regional Eleitoral tratar as eleições com maior segurança com os partidos/candidatos, com a suspensão, mesmo que temporária, de comícios, caminhadas, para coibir aglomerações", destacou o governador.

Na semana passada, o Comitê de Operações Especiais (COE) apontou como possível causa do aumento de casos de Covid-19 no Piauí, nas últimas semanas, as aglomerações em campanhas políticas, além do descumprimento das medidas sanitárias pela população. De acordo com o último boletim epidemiológico, o estado já registrou 106.394 casos confirmados de coronavírus e 2.295 óbitos.

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário