segunda-feira, outubro 19, 2020

Jatobá-PE: Vaqueiros homenageiam Nossa Senhora Aparecida pela primeira vez na Serra da Paz

 






No dia 12 de outubro, a Serra Grande, popularmente conhecida como Serra da Paz, localizada na divisa entre Petrolândia e Jatobá, recebeu pela primeira vez uma celebração realizada pelos vaqueiros do município em homenagem a sua protetora Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e também de Jatobá.

Lá em cima da serra, em 2008, o artista Marcel Bezerra (in memorian) presenteou a sua cidade com uma escultura de Nossa Senhora Aparecida, de aproximadamente 3m de altura. Devoto da santa, sonhava ali com um mirante, um local de religiosidade, mas que, infelizmente, com a sua partida precoce deixou a sua arte e sonhos inacabados. Entretanto, com a presença de fiéis e amigos da natureza que visitam regularmente este espaço, vemos nascer um novo canto de peregrinação. 


Os vaqueiros saíram pela manhã em cavalgada, liderados por Mozar, João, Tião, Joilton e Leila, tradicionais vaqueiros da cidade e da região, também com a presença de crianças e adolescentes que já acompanham tradicionalmente os seus familiares e amigos. Na chegada, momento de grande comoção para todos, especialmente para o vaqueiro Tião que coordena a missa dos vaqueiros da cidade há uma década e nos conta bastante emocionado que “com a força e a proteção de Nossa Senhora Aparecida esta será a primeira de muitos e muitos anos e que esta celebração na Serra da Santa já está no calendário dos vaqueiros”.

O percurso do centro da cidade até a Serra é de aproximadamente 6km de estrada de terra, e neste ano a Prefeitura Municipal de Jatobá cuidou da limpeza do local e também pintou a santa na cor branca, o que garantiu um local mais agradável e um maior realçamento à santa. O senhor Sebastião Coelho realizou o momento de celebração religiosa e os vaqueiros reafirmaram a sua fé e agradeceram à Nossa Senhora por mais um ano de proteção.

E depois de tomarem coletivamente o café da manhã e apreciarem a linda vista lá do alto, despediram-se de Nossa Senhora Aparecida no desejo que no próximo ano mais cavaleiros e amazonas, apaixonados por este esporte cultural do sertão, reúnam-se novamente transformando este local num ponto de tradição religiosa. 

Confira abaixo fotos da bonita homenagem




















Por - Regina Borges, correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário