sexta-feira, outubro 09, 2020

Eleições 2020: Jatobá na corrida eleitoral à Câmara Municipal

Em todos os pleitos eleitorais é comum ouvir a população se manifestando sobre a quantidade e a qualidade dos candidatos à Câmara Municipal de Vereadores, bem como as efetivas funções deste cargo tão almejado por muitos. E para esta eleição Jatobá vem com 80 candidatos, entre homens (63,7%) e mulheres (36,3) de vários partidos, das comunidades urbana e rural e das mais diferentes áreas de trabalho.

Mas afinal, pra que servem os vereadores? Será se todos conhecem efetivamente o que lhes cabe a função? Neste cenário, observa-se que um percentual de candidatos se apresenta bastante inteirado dos conteúdos que pautam a referida função, enquanto um outro demonstra pouco conhecimento. E o mesmo acontece por parte dos eleitores, que se uns reconhecem a importância da câmara ao desenvolvimento municipal, outros se aproveitam da desesperança e/ou da corrupção, que lamentavelmente ainda existe no meio político, para também vender o seu voto sem qualquer preocupação com o crime cometido, nem dos males produzidos por ele.

Por isso nessa disputa eleitoral ao cargo de vereador, e ao final tendo sido ou não seu candidato um dos que atingiu o quociente eleitoral exigido, o fato é que os nove vereadores eleitos se tornarão por legitimidade democrática os representantes de toda a cidade, formando a nova composição do Poder Legislativo (2021-2024), e em nome do povo terão o dever de - fiscalizar a administração pública, acompanhar o orçamento, cuidar para que seja feita uma boa aplicação do dinheiro público, discutir matérias de interesse da população, implementar leis e projetos que impactem positivamente na melhoria de vida de todas as pessoas.

Ainda, devem manter os seus moradores informados sobre o que acontece na Câmara Municipal através das mais diferentes formas de comunicação. Ao tempo, cabe a população também acompanhar o trabalho dos vereadores e exigir deles que seja cumprida a Lei Orgânica do Município.

E a corrida eleitoral avança. Portanto, fique atento às motivações, à postura e aos projetos do seu candidato nesta disputa política. Pergunte, questione, tenha interesse em conhecer, vote com compromisso social, afinal será por uma decisão coletiva que um grupo cuidará da cidade por longos quatro anos representando todos nós.

Profª Regina Borges
Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário