quarta-feira, setembro 09, 2020

Petrolândia terá agentes populares de saúde


O Movimento dos Sem Terra (MST) vem realizando ações de solidariedade desde o início da pandemia em março, com doação de toneladas de alimentos oriundos da Reforma Agrária, produzidos sem veneno nos assentamentos e acampamentos de todo país, entrega de máscaras e marmitas solidárias a moradores de rua, somado a essas ações surgiu o projeto dos agentes populares de saúde.

Através de cursos serão formados os agentes populares que deverão atuar em suas próprias comunidades levando conhecimento e cuidado acerca do coronavírus. O curso é uma proposta e parceria da campanha Mãos Solidárias, junto da Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Estadual de Pernambuco e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e é composto por três módulos, com uma carga horária total de 20 horas.

Em Petrolândia, sertão de Pernambuco, através da coordenadora Sandra, aconteceu hoje o primeiro dia de formação na sede do Sindicato Rural respeitando os protocolos de limite máximo de participantes, distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

A carga horária será dividida em atividades presenciais (tempo escola) e modalidade de dispersão, onde os agentes irão às ruas, de casa em casa, com toda proteção, levando o conhecimento aos moradores.

Pudemos participar desse primeiro momento que se dividirá: primeiro módulo “Conhecendo o vírus”, com o ensino dos sintomas do novo coronavírus e como tratá-los. O segundo módulo se chama “Cuidando da minha comunidade”, com a identificação dos grupos de risco e orientação aos infectados e também cuidadores, o terceiro e último “Sem Direitos Não Dá Para Ficar em Casa” e tem como foco fomentar a solidariedade para que seja possível o isolamento social.


Por Daniel Filho
Blog Gota D'Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário