quarta-feira, setembro 09, 2020

Governo de Roraima fiscaliza bagagens em aeroporto para evitar que mosca da carambola saia do estado


A praga que circula no Amapá, Pará e Roraima não atinge somente o fruto da caramboleira. Um total de 21 espécies vegetais hospedeiras da praga foram registradas no Brasil pela Embrapa.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (Mapa) e a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima, (Aderr) estão fiscalizando bagagens no Aeroporto Internacional de Boa Vista, para evitar a saída de produtos que possam estar contaminados com a praga da mosca da carambola.

De acordo com o o governo, objetivo é evitar a circulação de agentes patógenos e pragas que possam sair de Roraima para outros lugares do país.

A fiscalização é feita diariamente nos horários de voos de partida de Boa Vista. Passageiros antes de se dirigirem ao check-in, passam pela fiscalização para verificar se alguém está levando na bagagem os frutos hospedeiros da mosca da carambola.


Há também instruções instaladas em frente ao posto de vigilância informando quais são os frutos hospedeiros, como pimentas, manga, goiaba, tomate, caju, jaca, jambu, laranja, limão e outros.

Marcelo Parisi, chefe da Defesa Vegetal da Aderr, explica que os produtos apreendidos pelos fiscais da agricultura, são encaminhados para destruição em locais adequados em área onde há o foco da mosca.

"É proibido destruir os frutos hospedeiros em locais onde não há ocorrência da praga."

A fiscalização também possui caráter educativo. São repassadas informações sanitárias aos passageiros sobre a defesa vegetal para evitar o comprometendo da produção agrícola de outros estados.

Os postos de vigilância agropecuária também retomaram a fiscalização 24h por dia. Os serviços controlam o trânsito de frutas hospedeiras da mosca da carambola no estado.



G1 RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário