quinta-feira, agosto 20, 2020

Petrolândia: Associação Café com Arte doa lençóis ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


A Associação de Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, na manhã desta quinta-feira (20/08), realizou a entrega de 70 lençóis destinados ao Hospital Municipal Dr. Francisco de Lima, unidade de tratamento da Covid-19 no município, localizado no Sertão de Pernambuco. A entrega foi feita na sede do Conselho Municipal de Saúde, no primeiro andar do Centro Comercial Abel Henrique de Souza, o Mercado Público.

Na oportunidade, a presidente da Café com Arte, Fátima Belém, entregou à secretária de Saúde de Petrolândia, Lívia Leite, o material que foi confeccionado de forma voluntária, em projeto solidário realizado associação, através de edital do Fundo Brasil Filantrópico. Lívia agradeceu e explicou que os lençóis serão distribuídos entre o Hospital Municipal e as Unidades Básicas de Saúde-UBS da cidade.

A doação foi mais uma ação da associação petrolandense para ajudar a comunidade a enfrentar o momento da pandemia do novo coronavírus. Antes, em abril, com ajuda de doadores de óleo de cozinha usado e outros ingredientes, a entidade conduziu a fabricação e distribuição de sabão artesanal, entregue a famílias em situação de vulnerabilidade social. O produto não é vendido.

Pouco depois, em parceria com a Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina, a associação confeccionou mais de 10 mil máscaras de proteção, em tecido. A Codevasf recebeu 5 mil unidades e o restante foi em Petrolândia, também com pessoas de grupos sociais vulneráveis à pandemia.

Segundo Fátima, a pandemia foi um grande abalo para a Café com Arte, que tem ateliê e uma lojinha para vender os produtos dos associados. A principal feira do ano, a Fenearte, realizada anualmente, no mês de julho, foi cancelada este ano. As finanças das artesãs e da associação sofreram um impacto muito forte, afirma ela, acrescentando que, apesar disso, a associação continua ativa e procura ser útil à sociedade durante essa fase crítica. 

A artesã explica que, após a regulamentação da Lei Aldir Blanc, tem se dedicado a buscar todas as informações que possam ajudar a associação e seus membros a serem beneficiados. "Demorou bastante a sair, passamos um sufoco muito grande durante esses meses todos. Não foi fácil mesmo. Agora, vamos correr atrás do prejuízo. Esses recursos têm que vir logo para ajudar os artesãos, os artistas, os fazedores de cultura, essas pessoas que foram as primeiras a ficar sem trabalho e sem renda. Eu espero ajudar o município a criar boas alternativas de auxílio para esse povo", finalizou.

.
.
Assessoria Café com Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário