segunda-feira, agosto 03, 2020

Jatobá - artigo de opinião: Piscicultura, uma grande fonte de emprego e renda; Por - Éder Rodrigo, vice-prefeito do município


Artigo de opinião

Por: Éder Rodrigo
Vice-prefeito de Jatobá-PE

Com produção de 432.149 t, a Tilápia representou 57% de toda a Piscicultura brasileira em 2019, segundo levantamento da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR). Com esse resultado, o Brasil consolida-se na 4ª posição entre os maiores produtores de Tilápia no mundo.

Alto índice de produtividade, infraestrutura funcional robusta, boa logística e foco em produtos de alto valor agregado consolidam o estado do Paraná como lider no país na produção e comercialização da tilápia. Uma característica marcante que representa um sucesso de produção no estado é o forte investimento em cooperativas.

O estado de Pernambuco representa hoje a 5° maior produção (25.421t) no país de tilápia, com destaques para as regiões da Zona da Mata Sul, com criação em viveiros escavados, e a região de Moxotó e Itaparica, essa com criação em tanques-rede. Porém, Pernambuco ainda precisa avançar em termos de regulamentação da Piscicultura, com a informalidade ainda sendo um grande entrave ao crescimento da atividade aqui na região. Temos um potencial para tornamos uma atividade ainda mais relevante, como fonte de geração de emprego e renda para nossa cidade e região. 


Para isso, é fundamental promover ações para enfrentar nossos principais gargalos e propor ações de estímulo de fortalecimento sustentável de toda a cadeia produtiva. O primeiro passo, nesse sentido, é desburocratizar o processo de regulamentação ambiental; promover a formalização dos negócios; estimular o acesso ao crédito (Plano Safra, Pronaf, ou qualquer linha de crédito de fomento a atividade econômica); fortalecer a infraestrutura e melhorar a logística e escoamento da produção.

Fonte de geração de emprego e renda e setor econômico estratégico do Município, outro passo importante é criar uma secretaria de agricultura e pesca. Essa medida permitiria o fortalececimento institucional desse setor, o que possibilitaria superar os gargalos que essa atividade produtiva enfrenta no nosso município. Por ser uma vocação natural da região, a gestão local deveria designar, como ação estratégica, uma equipe técnica multidisciplinar que tivesse a capacidade de direcionar esforços para desenvolver as políticas públicas de apoio a esse nicho de mercado, tão importante para a economia local e da região.

Uma notícia boa é que neste ano foi instalada no estado de Pernambuco a Comissão Parlamentar Especial de Aquicultura para discussão coletiva da criação da Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura. Outro medida importante é o Projeto de Lei nº 31/2019, que dispõe sobre o licenciamento ambiental no estado. O poder público local, juntamente com representantes do setor, precisa se empoderar do debate público e buscar alternativas para o fortalecimento dessa importante atividade econômica.

Assim, devemos nos espelhar no estado líder na produção, o Paraná, e construir caminhos para fortalecer essa importante cadeia produtiva, fonte de emprego e renda, e superar os obstáculos que ainda são imensos.


Éder Rodrigo
Vice-prefeito de Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário