sexta-feira, julho 10, 2020

Após 120 dias de Covid-19 em Pernambuco, Manari segue como única cidade sem casos

Manari continua sendo o único município, até o momento, sem casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco (Crédito da foto: Andre Julio Lacerda)

A epidemia de Covid-19 em Pernambuco completa, nesta sexta-feira (10), 120 dias. Em 12 de março, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou os dois primeiros casos da doença causada pelo novo coronavírus no Estado.

Com 183 cidades com casos confirmados, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco tem 99,46% de seus municípios com registros da doença, de acordo com o Instituto para Redução de Riscos e Desastres da Universidade Federal Rural de Pernambuco (IRRD/UFRPE). Apenas a cidade de Manari, localizada no Sertão pernambucano a 400 quilômetros do Recife, não tem notificações da Covid-19.

Em nota divulgada nessa quinta-feira (9), a Secretaria de Saúde de Manari descartou mais três casos suspeitos da doença na cidade de pouco mais de 21 mil habitantes. Com isso, não há mais nenhuma notificação em investigação. Outros 20 casos de síndrome gripal seguem sob análise pelas autoridades de saúde locais.

“Reforçamos o dever de manter o isolamento social. As ações estratégicas na prevenção ao coronavírus continuam seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde”, diz a pasta na nota.

Entre as medidas elencadas para conter a disseminação da Covid-19 na cidade, a gestão municipal destaca o fato de ter sido um dos primeiros municípios na região a adotar restrições de funcionamento do comércio e cancelar feiras livres, além da sanitização de pontos de grande fluxo de pessoas e a implantação de lavatórios públicos e barreiras sanitárias. A cidade conta com um hospital de campanha ainda não utilizado.

Por Fabio Nóbrega
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário