sexta-feira, abril 03, 2020

Petrolândia: Dr. João e Toinho de Eugênio vão disputar a prefeitura sob a estrela do PT


Vereador Toinho de Eugênio e médico cirurgião Dr. João Lopes (Foto: Reprodução Facebook)

Nesta sexta-feira (03/04), a assessoria do pré-candidato a prefeito de Petrolândia, Dr. João Lopes, anunciou que o pré-candidato a vice é Toinho de Eugênio, filiado ao Partido dos Trabalhadores-PT no dia anterior. O médico, que disputará a prefeitura pela segunda vez, também é recém-filiado ao PT. Confirmada a chapa, o PT repetirá o esforço de 2016, quando lançou candidatura própria puro-sangue, com Adriana e Wilma. A chapa conquistou menos de 1000 votos. Naquele ano, Dr. João Lopes disputou a prefeitura pelo PCdoB, partido da vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos, e Toinho de Eugênio reconquistou um mandato de vereador pelo Solidariedade-SD, de Augusto Coutinho e Alberto Feitosa, deputado federal e estadual, respectivamente.

A estratégia do PT este ano em Petrolândia é repetir o desempenho de 2018, quando as urnas de Petrolândia, assim como a maioria das cidades pernambucanas, deram ampla margem de vitória ao candidato a presidente Fernando Haddad (PT), contra Jair Bolsonaro, eleito pelo PSL. Com apoio da forte atuação do movimento sindicalista no município, com destaque para o Sindicato dos Trabalhos Rurais-STR, a chapa Dr. João e Toinho de Eugênio é a cereja no bolo de ações individuais do médico e do vereador junto às comunidades urbanas e periféricas ao longo dos últimos quatro anos.

Há alguns meses, foi anunciado que o diretório do PT iria novamente concorrer à prefeitura e, de início, foi aventado o nome do professor Daniel Filho, militante de longa data do partido, como provável cabeça de chapa. Com a filiação de Dr. João e Toinho de Eugênio, Daniel Filho vai disputar, pela segunda vez, o mandato de vereador. As eleições de 2020 não permitem coligações nos cargos proporcionais, assim, ser membro de legenda com chapa majoritária concede aos candidatos à Câmara Municipal um palanque onde poderão se apresentar aos eleitores.

Atuante na articulação de sua candidatura a prefeito em 2020, após um período de recolhimento após o resultado negativo das urnas de Petrolândia em 2016, quando foi o terceiro mais votado no pleito, Dr. João tem esvaziado os apoios da provável candidata a reeleição, prefeita Janielma Souza (PSB). Alguns dos pré-candidatos à Câmara Municipal figuraram no palanque do governo nas últimas eleições municipais. A perda de aliados e, principalmente, de vereadores eleitos pelo grupo do governo, deve - ou deveria- ter acendido o alerta sobre a falta ou fracasso das articulações políticas e alianças. Agora, às voltas com medidas para impedir o avanço da Covid-19 no município, a gestora ainda deverá reunir pré-candidatos e lideranças políticas para evitar vexames no processo de sucessão do cargo.

O grupo de Fabiano Marques (PTB) e Rogério Novaes (PSD) também registrou baixas, a mais emblemática delas a do vereador Jorge Lino Viana (PSL), fiel militante do grupo durante muitos anos. O vereador foi entrevistado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. A entrevista será publicada o mais breve possível neste veículo.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário