sexta-feira, abril 03, 2020

Barragem de Ipanema transborda após fortes chuvas em Águas Belas



A Secretaria de Insfraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) informou nesta sexta-feira (3) que a Barragem de Ipanema, localizada em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, encontra-se em estado de emergência.

Segundo a Seinfra, há alguns dias, o reservatório, cuja capacidade é de 1.120.000 metros cúbicos, está transbordando por conta das fortes chuvas registradas na região. Nesta sexta (3), técnicos da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos estiveram no local e comunicaram a situação à administração municipal, à Agência Nacional de Águas (ANA), à Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), e à Defesa Civil Estadual.

Como medida preventiva, a Prefeitura de Águas Belas e a Defesa Civil estão direcionando os esforços para a retirada imediata das famílias localizadas nas comunidades ribeirinhas que apresentam risco de serem afetadas com o possível rompimento. A prefeitura também já acionou a Defesa Civil do estado para ajudar na operação e alertou a Prefeitura de Itaíba para que possa tomar as devidas providências sobre os ribeirinhos do outro lado do rio Ipanema.

O governo municipal pede a população para não ir à barragem e para não se aproximar da margem do Ipanema. Todas as medidas preventivas estão sendo tomadas pelo município. De acordo com os técnicos, um termo de referência já foi estabelecido para restauração da barragem. Agora, a autoridade do estado responsável aguarda apenas o nível da água baixar para realizar o processo de recuperação.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário