quarta-feira, março 25, 2020

Nota do diretório municipal do PT de Petrolândia


Nas últimas semanas vivemos entre a apreensão de uma pandemia e a irresponsabilidade de um presidente perante a crise.

Esta noite (24) assistimos um genocida sem véus ou verniz. Bolsonaro sendo quem sempre foi: autoritário, irresponsável, incapaz, desumano.

Contrariou todas as medidas de isolamento indicadas pela OMS adotadas no mundo inteiro, atacou a imprensa, governos estaduais e municipais assumindo sua total falta de empatia pelas vidas já ceifadas e as vítimas que virão em decorrência do Covid-19 e do colapso da saúde.

Nós que fazemos o diretório municipal do PT de Petrolândia repudiamos tal postura assim como parabenizamos o governo estadual e municipal por não dar ouvidos à tamanha insanidade.

A prefeitura de Petrolândia lançou decreto e adotou medidas para evitar o pior, mas é preciso mais.

As famílias mais pobres precisam do básico para manter o isolamento. Trabalhadores informais, empregados e donos de micro e pequenas empresas que precisaram fechar as portas, desempregados, crianças e jovens que tinham nas refeições da escola o sustento diário, moradores de ruas, idosos que necessitam sacar seu benefício precisam de uma força tarefa entre as pastas executivas e poderes públicos que a crise exige, tais como: transferência de renda através do cadastro único e bolsa família aos desempregados, informais e empregados forçados ao isolamento; Isenção, suspensão e ou prorrogação da cobrança de impostos (a depender de estudos do município que deverá analisar caso a caso) de micro e pequenos empresários; Insistir na conscientização e abrigo das pessoas em situação de rua; Distribuição imediata de kits de alimentação, em domicílio, para as famílias de estudantes matriculados na rede pública de ensino; transporte e escala de horário para quando esgotadas todas as formas de transação bancária via internet, as pessoas possam realizar saques de salários, aposentadoria e benefícios sem aglomeração nas agências; garantir determinação legal para não haver corte de água e energia por falta de pagamento enquanto durar o isolamento social; garantir com apoio da guarda municipal e polícia que as pessoas que podem permaneçam em isolamento, assim como proteger de violência doméstica mulheres que estejam em isolamento com parceiros abusivos.

O partido reconhece todas as medidas e esforços que a prefeitura de Petrolândia vem fazendo para informar, tranquilizar, atender e proteger sua população, assim como vem acatando sugestões e pedidos. Esperamos, com essa nota, poder contribuir para a extensão desse cuidado.

Primeiro cuidamos da vida. Depois cuidamos da economia.

Diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia - PE

Daniel Filho - Presidente

Mônica Caetano - Vice-presidenta

Niedja Maria Batista - Secretaria de organização

Douglas Ayran - Secretaria de Finanças

Cássio Reimax - Secretaria de formação

Léo Lins - Secretaria da juventude

Denaide Clenes - Secretaria de movimentos populares.

Petrolândia, 25 de Março de 2020

Um comentário:

  1. Ficando trancado sendo submetido a compra máscaras, álcool e gel por preço abusivo. Se a grande maioria nao vouta a trabalhar no futuro próximo vai faltar alimentos para os mais pobres.

    ResponderExcluir