quinta-feira, janeiro 30, 2020

Grupo de estudantes pernambucanos embarca para o Canadá










Na manhã desta quarta-feira (29), 44 estudantes da rede pública estadual embarcaram para o Canadá por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM). O grupo foi dividido em dois voos. O embarque marca o início de uma sequência de viagens que irá levar 161 intercambistas para o país norte-americano até esta quinta-feira (30).

No Aeroporto Internacional de Recife, o clima era de despedida e alegria. Emocionados, alguns pais aproveitavam com os filhos os últimos momentos antes de os jovens seguirem rumo ao intercâmbio de um semestre letivo. Ao todo, embarcaram 21 estudantes do Sertão, nove do Agreste, 13 da Região Metropolitana do Recife (RMR) e um da Zona da Mata.

Kássia Gabriela, estudante da Escola Maria Amália, no Recife, estava animada. Ela é a primeira representante de sua escola a viajar pelo programa. "Espero que daqui a um tempo tenha muitos outros colegas vivenciando este sonho. Se a expectativa de viajar já é boa, imagina estudar no exterior e voltar para o Brasil e ajudar outros a aproveitarem essa oportunidade? Queria que todos aqueles que sonham com esta chance pudessem concretizar o sonho", disse.

"O Programa Ganhe o Mundo tem sido presente na vida de muitos jovens pernambucanos. Todo ano nós temos enviado mais de mil estudantes ao exterior, que é uma programa exitoso e que faz a diferença. Este é um diferencial da escola pública de Pernambuco, que é uma referência para o Brasil, e está formando jovens preparados para o futuro desafiador", afirmou o governador do estado, Paulo Câmara.

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, destacou que "é sempre uma alegria acompanhar os embarques do Programa Ganhe o Mundo, ainda mais para o Canadá, que de hoje para amanhã irá receber mais de 150 estudantes pernambucanos. São dois dias bem intensos de embarques para o país, num ano muito especial em que temos fortalecido o trabalho do programa. Criamos a modalidade técnica, embarcamos nosso primeiro grupo para o Reino Unido, e agora temos este grupo que, com certeza, também irá aproveitar muito".

Ainda nesta quarta-feira, às 20h50, deve embarcar o segundo grupo de 2020 a viajar para o Canadá, com 27 estudantes. Neste grupo, estão presentes estudantes de cidades como Terra Nova, Ipojuca, Exu, Recife, Santa Terezinha, e Camaragibe. Nesta quinta-feira, 90 estudantes seguem para o país norte-americano.

Desde 2012, o programa já embarcou mais de 8 mil estudantes da Rede Estadual. Atualmente, o PGM oferece como opção aos estudantes dez países de destino, sendo cinco de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá), cinco de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e um de alemão (Alemanha).

Por Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário