terça-feira, novembro 19, 2019

Hidroelétrica de Xingó aumenta vazão para ajudar manutenção de barco histórico

Luzitânia navegando ao largo da Reserva Mato da Onça (Foto: Canoa de Tolda)

A hidroelétrica de Xingó, situada entre os municípios de Piranhas (Alagoas) e Canindé de São Francisco (Sergipe), aumentará a vazão de água a partir desta segunda-feira (18). O motivo é o deslocamento da embarcação histórica “Canoa de Tolda Luzitânia” para a execução de serviço de manutenção.

De acordo com Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a manobra estava programado para o dia 11 de novembro, porém foi adiada por causa de aumento da geração eólica Nordeste, o que dificultaria a compatibilização da geração hidráulica nas usinas do Complexo de Paulo Afonso e Xingó.

A elevação da vazão seguirá até a próxima quinta-feira (21), seguindo o cronograma abaixo:

Segunda-feira (18/11): 1.080 m³/s

Terça-feira (19/11): 1.373 m³/s

Quarta-feira (20/11): 1.777 m³/s

Quinta-feira (21/11): 1.400 m³/s

Após o término, a operação retornará para a defluência média aplicada em novembro.

Sobre a Canoa de Tolda

Em informe à imprensa, a Canoa de Tolda – Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco, responsável pela embarcação que é tombada pelo Iphan, disse que a situação da canoa Luzitânia é vulnerável, já que ela não pode ficar indefinidamente exposta ao sol, com risco de comprometimento de colagens de sua estrutura.

As altas temperaturas, que já ocorrem em meio de primavera, provocam variações dimensionais que podem trincar as juntas e elementos colados o que significaria a possibilidade de que as colagens tenham que ser refeitas.

Da Redação com Assessoria
Por Alagoas na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário