terça-feira, novembro 19, 2019

Meteoro é registrado em Petrolândia e mais 4 cidades do Nordeste


Cinco câmeras do Clima Ao Vivo registraram um meteoro na noite desta segunda-feira (18). As câmeras estão instaladas nas Torres da Atel Telecom (Petrolândia / PE, Cabrobó / PE e Serra Talhada / PE, Interjato Soluções (Guamaré / RN) e LinkCariri (Juazeiro do Norte / CE). Veja o vídeo acima

As informações são do Clima ao Vivo


Significado de Meteoro

O que é um Meteoro:


Meteoro, também conhecido por Estrela Cadente é um fenômeno astronômico da passagem de um objeto sólido pela atmosfera terrestre, proveniente do espaço.

Estas partículas cósmicas - denominadas meteoroides -, quando entram em contato com a atmosfera terrestre, formam um efeito luminoso, que se diferem dependendo da composição química dos meteoros.

Dentro da astronomia, a chegada dos meteoros na atmosfera do planeta podem acontecer de duas formas: através das "chuvas de meteoros" ou "chuvas de estrelas"; e dos "meteoros esporádicos".

A chuva de meteoro é caracterizada pela entrada de vários corpos sólidos na atmosfera da Terra, formando vários rastros luminosos aparentemente vindos de apenas um único local do céu, que é chamado de "Radiante".

A ocorrência da chuva de meteoros é comum quando existe a presença de um cometa ou asteroide nas proximidades do planeta. Os pequenos pedaços que se soltam destes corpos celestes maiores, podem ser atraídos pelo campo gravitacional terrestre, fazendo com que atravessem a atmosfera.

Um meteoro esporádico, por sua vez, não pertence à uma chuva de meteoros. A trajetória e ocorrência deste tipo de meteoro é definido pelo acaso; um ato isolado.

O termo meteoro também pode ser utilizado em sentido figurado para definir algo de intenso brilho e passageiro; um acontecimento que chamou muita atenção, mas que rapidamente foi esquecido.

Os meteoros são corpos sólidos vindos do espaço que conseguem entrar na atmosfera terreste, mas que não chegam a tocar à superfície da Terra. Esses pedaços de rocha se incendeiam quando entram em contato com o ar e os gases que formam a atmosfera, formando apenas um rastro de luz no céu - também conhecido por Estrela Cadente.

Os meteoritos, por sua vez, são os meteoros que conseguem atingir a superfície terrestre, pois não conseguem se desfragmentar totalmente durante a entrada na atmosfera do planeta. No entanto, devido ao grande desgaste que sofre durante a queda, um meteoro de 4 metros de diâmetro, atinge o chão como um meteorito de aproximadamente 1 metro.
Meteorologia

A meteorologia é o nome dado ao estudo do conjunto de fenômenos atmosféricos, com a intenção de prever as variações climáticas da Terra. Exemplo de fenômenos que ocorrem na atmosfera: trovões, tempestades, nevascas, furacões, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário